Com expectativa de aumento na circulação de veículos que cortam a Bahia devido ao Feriado do Dia de Finados (2 de Novembro), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará na madrugada de quarta-feira (1), a zero hora, a Operação ‘Finados’. Ações de fiscalização, educação para o trânsito e segurança viária serão intensificadas até às 23h59 de domingo (5/11), em todas as 24 BRs que cortam o Estado.
Dessa forma, a PRF-BA promove, durante mais um feriado prolongado, o direcionamento do policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves de acordo com as estatísticas. O objetivo é garantir aos usuários das rodovias federais baianas maior segurança, conforto e fluidez no trânsito.
A previsão de tempo ensolarado para o feriado deve atrair muitas famílias à capital baiana e ao litoral do sul e extremo sul do Estado, o que deve aumentar o fluxo de veículos nas BRs 101, 324 e 415. As BRs 116, 242 e 407 também devem apresentar um trânsito mais intenso nesse período.
Nas abordagens, a PRF-BA irá observar se os condutores respeitam cuidados básicos de segurança que preservam vidas, como o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, a adoção dos dispositivos de retenção para crianças (bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação), além da utilização do capacete na condução de motocicletas. Condutas arriscadas como o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e a embriaguez ao volante também estarão no foco da fiscalização.
A PRF-BA também intensificará sua atuação no combate ao crime, em especial realizando abordagens focadas nas informações do serviço de inteligência e a utilização de ferramentas de comunicação, para prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação.
Dicas
Como de costume, a PRF-BA deixa algumas dicas essenciais para uma viagem segura:
– Descansar antes de viajar;
– Verificar as condições do veículo;
– Usar e pedir para que os passageiros usem o cinto de segurança;
– Não consumir álcool antes de pegar a estrada;
– Respeitar os limites de velocidade;
– Respeitar a sinalização de trânsito;
– Ultrapassar em local permitido e com atenção redobrada.