A Polícia Rodoviária Federal (PRF) doou esta semana ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) cargas de madeira apreendidas irregularmente nos municípios de Garanhuns (Agreste) e Ouricuri (Sertão), em Pernambuco.
Parte da madeira apreendida o Ibama encaminhou à Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), em Garanhuns. O Reitor da UFAPE, professor Airon Aparecido Silva de Melo, destacou a importância da doação. “Esta madeira será de grande valia para nossos projetos, e a parceria com o Ibama e a PRF é um exemplo de como a união de esforços pode trazer benefícios significativos para a sociedade”.
Já em Ouricuri, a madeira foi destinada ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). A entrega da carga apreendida pela PRF durante fiscalização na BR-116, em Ouricuri, no último dia 1º, foi nesta sexta (9). Na ocasião, a instituição já sinalizou algumas formas de aproveitamento da madeira em sua área produtiva, como no curral, aprisco, galinheiros e caixas para abelhas.
Somente este ano, a PRF em Pernambuco apreendeu mais de 844 metros cúbicos (m³) de madeira extraídos ou transportados de forma irregular – resultado que reafirma o compromisso da instituição com o enfrentamento aos crimes ambientais e reforça sua responsabilidade social.
Bom destino da apreensão. Ao invés de destruir, ajuda a quem ajuda.