Começa a zero hora de sexta-feira (27) a Operação Dia do Trabalhador da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que vai reforçar a fiscalização, o policiamento e as ações educativas nas rodovias federais de Pernambuco. A ação segue até a meia-noite de terça-feira (1º/05) e visa reduzir acidentes graves, que resultam em feridos ou mortes no trânsito.
A fiscalização terá como foco coibir as infrações que podem resultar em vítimas graves, como as ultrapassagens indevidas, a ingestão de álcool pelo motorista, o uso irregular de motocicletas e o excesso de velocidade. O uso dos equipamentos de segurança também será verificado, como o capacete, o cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo e os dispositivos de retenção para crianças (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação).
O Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte estará atuando com foco nos veículos de carga. Nas abordagens serão fiscalizados o excesso de peso, a conservação e documentação dos veículos, os equipamentos obrigatórios e o cumprimento da Lei do Descanso do motorista.
O veículo que desrespeitar essa determinação, estará sujeito à multa no valor de R$130,16, quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ter que aguardar no local da abordagem, até que o horário de restrição seja encerrado.