Oitenta e um acidentes, 52 feridos e oito mortos. Estes são os números da Operação Proclamação da República 2012, divulgados pela Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF) no final da manhã desta segunda-feira (19). A operação iniciou zero hora da quarta-feira (14), foi concluída à meia-noite do domingo (18) e contou com um efetivo de 340 policiais, 55 viaturas, uma aeronave de resgate médico e outra de patrulhamento, além de equipamentos auxiliares de radares e bafômetros.
Dos 81 acidentes que aconteceram nas BRs que cortam Pernambuco, cerca de 45% ocorreram na BR-101 – que liga a capital pernambucana às praias do litoral Norte e Sul – e 19% na BR-232, que dá acesso ao interior do Estado. Os tipos de acidentes mais frequentes foram colisão traseira (24), colisão lateral (24) e colisão transversal (08).
Como não houve a mesma operação no ano passado por conta do dia 15 ter caído em uma terça-feira, não há números comparativos.
Segundo informações da assessoria de comunicação da PRF, cinco pessoas ainda foram presas por crimes de trânsito, como dirigir em estado de embriaguez e sem habilitação. Dentre 298 testes de alcoolemia realizados, 14 pessoas foram autuadas na fiscalização.