No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 11 aves silvestres num trecho do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Os flagrantes aconteceram nesta quarta-feira (1), em frente à unidade operacional da PRF.
Ao abordarem dois ônibus em momentos distintos, os policiais iniciaram os procedimentos de fiscalização e avistaram os animais presos em gaiolas, de forma precária e demonstrando total falta de cuidados.
Três homens foram identificados como responsáveis pelo aprisionamento ilegal. Dada às circunstâncias, foram lavrados os Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e os infratores responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.
As aves foram encaminhadas ao órgão ambiental CETAS, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidas à natureza. Essa é a segunda apreensão de aves na cidade em menos de 24 horas. Na última terça (31/10), três pássaros da espécie coleirinha foram resgatados na BR-116. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres.