Primeira ação do ‘Águas de Pernambuco’ será iniciada em Petrolina

por Carlos Britto // 12 de novembro de 2024 às 20:00

Foto: Ascom Compesa/divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciará na próxima segunda-feira (18) a primeira obra a ser executada no município de Petrolina, principal cidade do Sertão, por meio do Programa ‘Águas de Pernambuco’. A boa notícia foi dada nesta terça-feira (12) pelo presidente da empresa, Alex Campos, ao anunciar uma das ações hídricas planejadas para melhorar o abastecimento na cidade: a obra de uma nova adutora que irá beneficiar os bairros Pedra Linda, João de Deus (parte alta), Vale Dourado, Vila Esperança, os Residenciais Novo Tempo, além do condomínio Mais Viver, ao longo da Estrada da Banana. As tubulações para a nova adutora já saíram do Centro de Distribuição da Compesa, no Recife, e devem chegar a Petrolina amanhã (13).

A iniciativa receberá investimento de R$ 400 mil e está inserida no pacote de investimentos autorizados pela governadora Raquel Lyra para o município, de R$ 100 milhões, que envolve diversas outras ações, entre elas, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que será implantada no Distrito Industrial e terá a capacidade de tratar mais 400 litros de água litros de água por segundo.

 Segundo Alex Campos, a Compesa está trabalhando para executar todas as intervenções projetadas para Petrolina, uma das cidades que mais crescem em Pernambuco. “Vamos iniciar as nossas ações em bairros localizados em áreas de expansão, que são as localidades situadas mais distantes das redes de distribuição e que, por isso, enfrentam problemas crônicos de fornecimento de água. Quando esta obra estiver pronta, mais de 25 mil pessoas terão a distribuição de água regularizada, em atendimento aos anseios da população dessas localidades“, enfatizou Campos.

A nova adutora terá 3,5 km de extensão, com tubulações de 200 mm, e será conectada à Estação Elevatória do Quati, abastecida pela Estação de Tratamento de Água ETA 1, para que a vazão de 30 litros de água por segundo seja entregue aos moradores das localidades beneficiadas em três meses, que é o prazo para a conclusão da nova rede. “Iremos continuar investindo, conforme recomendação da governadora Raquel Lyra, para que a oferta de água seja ampliada em Petrolina, não apenas para a área central da cidade, mas para as localidades mais distantes, que são as que mais enfrentam dificuldade de atendimento“, explicou o presidente da Compesa.

Ajustes operacionais

Alex Campos adiantou, ainda, que até a finalização da obra, os técnicos da Companhia continuarão realizando ajustes operacionais para que a água chegue nesses bairros, além do envio de carro-pipa para o atendimento complementar das ruas que não estejam recebendo água com regularidade. As solicitações podem ser feitas pelo 0800 081 0195 ou diretamente na Loja do Cliente da empresa, na Rua Castro Alves, no Centro e no Expresso Cidadão do River Shopping.

Primeira ação do ‘Águas de Pernambuco’ será iniciada em Petrolina

  1. Sempre Atento disse:

    E agora será que Simão vai dizer que é obra dele! Veremos,a governadora tem que trocar a rede de esgotos dos bairros areia branca e Maria Auxiliadora, é do tempo de Dom Pedro 000000,1, não tem cristão que aguente tantos esgotos nas ruas.

  2. Pois é!
    Vão instalar a nova adutora, a tubulação e quebrar todo asfalto, calçadas e vias por onde passar.
    Que Deus nos proteja!

  3. Petrolina do São Francisco disse:

    É só comparar esse investimento (100 milhões) com o que o governo da Bahia anunciou em distribuição de água para Vitória da Conquista (432 milhões), aí você vai perceber o quão baixo é essa obra da Compesa, empresa que arrecada mais de 120 milhões de reais por ano na cidade.

  4. Sempre Atento disse:

    O governo da Bahia anunciou não quer dizer que vai fazer,e se tratando do governo da Bahia duvido que faça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários