O primeiro Encontro dos Produtores de Caprinos e Ovinos de Uauá, no norte da Bahia, acontecerá nesta quinta-feira (11) no Colégio Estadual Auxiliadora, a partir das 8h30. Não precisa se inscrever. A participação é gratuita para todos os criadores de caprinos e ovinos do município e de outros lugares, caso tenham interesse em participar da temática.
Durante o evento, que tem parceria entre o Programa Bioma Caatinga do Sebrae, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e outros, haverá uma palestra sobre a competitividade dos produtores de Uauá em relação aos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova e Remanso, e também uma proposta de comercialização para atividades da caprinovinocultura nesses municípios.
Também será realizada outra palestra sobre o cultivo intensivo da palma forrageira. O médico veterinário, Rafael Sene, vai mostrar como é possível fazer o plantio adensado da palma em áreas menores, gastando menos material e mão de obra e mesmo assim conseguir alta produtividade, diminuindo os efeitos da seca no rebanho.
Crédito rural
Já o gerente do Banco do Brasil de Uauá, Edvânio Clementino, vai falar sobre o crédito rural para produtores assistidos pelo o Programa Bioma Caatinga. O Banco do Brasil está disponibilizando R$ 3,6 milhões para os produtores investirem na melhoria da estrutura e produtividade das suas propriedades. Além disso, os micros e pequenos empresários que comercializam carne e outros produtos da cadeia produtiva da caprinovinocultura terão acesso a R$ 4oo mil para melhorar a estrutura de seus estabelecimentos comerciais.
Os produtores também poderão ter conhecimento do que é preciso fazer para colocar no mercado um cabrito ou um cordeiro de 150 dias de idade. Este será um dos assuntos da palestra do zootecnista André Campelo, que abordará o tema ‘Sistema Melhorado de Produção de Caprinos e Ovinos’. (foto/divulgação)