O Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores deve levar às urnas em Petrolina cerca de 900 filiados – que estão devidamente aptos a votar.
Na cidade a votação acontecerá na Casa Plínio Amorim, a partir das 9h, e prosseguirá até às 17h. O PED escolherá os novos presidentes dos diretórios municipal e estadual, além da Executiva Nacional do PT.
Em Petrolina concorrem à presidência do partido a vereadora Cristina Costa (n° 580), que encabeça a chapa n° 680, ‘Compromisso com os Petistas de Petrolina, e o Professor Pedro Macário (n°520), da chapa n° 620, ‘A esperança Vermelha’.
Ambos os candidatos apoiam Bruno Ribeiro para presidente do PT em Pernambuco. Mas no cenário nacional, Cristina e Macário estão em lados opostos. Enquanto a vereadora defende a reeleição de Rui Falcão (da mesma corrente política de Lula e Dilma Rousseff), Macário respalda a candidatura de Valter Pomar, de tendência contrária.
Os mandatos de Presidente e Diretório tem duração de quatro anos. Segundo a assessoria do partido, para votar, o filiado precisa apenas levar um documento com foto.