No Cedro (PE), Sertão Central, o processo para a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal ganhou um capítulo inesperado. Tudo porque os quatro vereadores da base aliada do refeito Josenildo Leite Soares (PSB), o ‘Neguinho’, anunciaram a candidatura de Nana Martins (PSD) para presidente. A chapa foi protocolada na manhã de quarta-feira (12).
Segundo uma fonte do Blog, a formação da chapa trouxe uma reviravolta no cenário político da cidade. Nana fazia parte do grupo de oposição ligado ao ex-prefeito José Marcondes (PR), o qual era composto de cinco dos nove vereadores da Casa Legislativa. Porém, a partir de agora a situação tem maioria e deverá eleger seu candidato.
O atual presidente da Câmara, Valgeânio Leite (PTB), concorre à reeleição. Ele retificou o edital de convocação, mudando a data da eleição. Prevista para acontecer na tarde de quinta-feira (13), a 10ª sessão que definirá o novo presidente só ocorrerá, agora, no dia 8 de dezembro. Questionado sobre uma possível interferência das eleições, Nana foi direto e disse que “firmou um compromisso com homens e mulheres de palavra”.
Completando o comentário do vereador, o prefeito também falou que o intervalo até a eleição não modifica o cenário da atual da chapa. Mas até 8 de dezembro, os dois grupos ganham tempo para as articulações. Enquanto um tenta segurar a Casa, fortalecendo ainda mais o compromisso selado, o outro vai tentar desmoronar essa construção. (foto/divulgação)
Bom dia, venho aqui dizer que a Política tem suas articulações, e tem peso na balança para um lado, cada vereador tem que fazer a sua avaliação e ver o que é melhor para a população do município e não o que é melhor para o prefeito. Moro no Paraná sou filho de Eliziário Inacio Cavalcante, que fez nome no cenário político deste município da década de 70, ele eleito como prefeito. Cabe o vereador analisar pois faltam apenas 2 anos de mandatos para a próximas eleições, e garante a reeleição aquele que mostrar competencia, e aquele que mostrar coerencia, ser fiel e honrrar aquele eleitores que deram uma proucuração votando para fazer justiça e fiscalizar o executivo.