A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juazeiro (BA) iniciou uma série de fiscalizações nas agências bancárias do município. A primeira a ser fiscalizada este ano pela equipe do Procon foi a da Caixa Econômica, localizada no Centro da cidade, atendendo a uma determinação do Ministério Público Federal (MPF).
Os fiscais verificaram se todos os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) estavam em funcionamento. Também observaram se o banco estava emitindo as senhas de atendimento e se o tempo de espera no setor dos caixas, que por força de uma lei municipal, é de 15 minutos em dias normais e de 25 minutos em véspera e pós feriado, estava sendo respeitado.
Durante o momento da fiscalização, a equipe do Procon não identificou, dentro do estabelecimento bancário, nenhuma infração considerável que acarretasse em autuação. Apenas recomendou à gerência que aumentasse o número de funcionários nos caixas para agilizar o atendimento aos clientes.
Após a vistoria, um relatório será elaborado e remetido ao MPF. De acordo com o diretor do Procon Juazeiro, Ricardo Penalva, outras agências bancárias e também estabelecimentos comerciais do município serão fiscalizados nos próximos dias, de forma a garantir o cumprimento das normas existentes no Código de Defesa do Consumidor e leis correlatas.