Procon de Juazeiro orienta consumidores sobre escolha e uso de repelentes

por Carlos Britto // 09 de janeiro de 2016 às 13:16

Na última quarta-feira (6), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Secretaria Nacional do Consumidor lançaram a 41ª edição do Boletim Consumo e Saúde, com destaque para os “Cuidados na Escolha e no Uso de Repelentes” no momento em que o país enfrenta epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, dos vírus Zica e Chikungunya.

De acordo com o coordenador do Procon Juazeiro (BA), Carlos Túlio Cruz, o objetivo desse boletim é contribuir para a informação dos consumidores sobre o uso adequado e seguro dos repelentes eficazes em afastar o mosquito e evitar suas picadas. “O informativo também alerta a população sobre a oferta de produtos que não possuem comprovação de eficácia e nem aprovação pela Anvisa, representando assim bastante risco à segurança dos consumidores”, ressaltou Carlos Túlio.

Já o Ministério da Saúde divulgou o primeiro informe epidemiológico de 2016 sobre os casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus Zika, onde divulga 3.174 casos suspeitos da doença em recém nascidos em 21 Estados, e 38 óbitos de bebês. Recentemente, a Fiocruz divulgou que o vírus também pode estar relacionado com o aumento da incidência de casos da síndrome de Guillain-Barré, que ataca o sistema nervoso do infectado provocando paralisia progressiva.

Utilização correta

O coordenador do Procon Juazeiro enfatizou ainda que a utilização correta de repelentes contribui na prevenção da disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito vetor. “O contágio dos mosquitos se dá ao picarem indivíduos já contaminados com a doença. Por isso, pessoas com sintomas precisam evitar novas picadas”, disse. O 41º Boletim Consumo e Saúde também está disponível nos sites da Senacon e da Anvisa. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários