O Procon de Salgueiro (PE), Sertão Central, realiza até o próximo dia 28 uma fiscalização com o objetivo de identificar aumentos abusivos nos preços de itens da cesta básica, nos estabelecimentos comerciais do município. No início do mês, diversas denúncias de consumidores apontaram para alta de preços em produtos como arroz, leite, feijão, ovos, óleo de soja e açúcar.
Para o coordenador do Procon local, Julio Nascimento, “o momento vivenciado pela economia é único, a problemática é mundial, existe uma grande demanda no mundo por alimentos. A elevação do dólar fez com que os produtores brasileiros optassem pela exportação, criando assim um risco de desabastecimento interno. Visando essa situação o Governo Federal tem adotado medidas para elevar a oferta de arroz no mercado interno pressionando os preços para baixo”, afirmou.
Os consumidores que flagrarem estabelecimentos praticando preços acima da média podem fazer a denúncia junto ao Procon de Salgueiro. O coordenador recomenda que sejam anexadas fotos que comprovem as informações da possível ilegalidade, além das informações do comércio.
Todos os estabelecimentos visitados, até o momento, foram notificados para que no prazo de 10 dias justifiquem a elevação de preços no último trimestre, anexando notas de aquisição e venda dos produtos pesquisados. Caso o empresário não se manifeste ou não justifique o aumento, o estabelecimento poderá ser autuado. Ao final de todo o procedimento, sendo comprovada a cobrança abusiva o estabelecimento será multado com base em seu faturamento. Dúvidas e denúncias podem ser realizadas através do telefone (87) 3871-1434, e pelo email: procon@salgueiro.pe.gov.br.