A Campanha Nacional de Registro Civil e Documentação básica, aberta ontem (23), serve para alertar aos pais sobre essa conquista a que eles têm direito, mas por falta de conhecimento infelizmente a maioria não consegue alcançar.
Essa realidade pode ser constatada aqui mesmo, em Petrolina. Há cerca de três anos, durante a gestão do ex-prefeito Fernando Bezerra Coelho, o Hospital Dom Malan (HDM) inaugurou nas suas dependências um cartório de registro civil para que os pais já saiam com a documentação do recém-nascido.
Apesar disso, parece que nem todos sabem disso. Segundo a assistente social do HDM, Almira Gonçalves, a demanda por registros é considera baixa em relação à quantidade de partos. Cerca de 20 mulheres têm filhos diariamente na unidade, mas os registros só chegam à metade.
Contamos com a atenção básica para informar a futuras mamães e a família sobre a necessidade de levar a documentação para o hospital, para que a criança tenha alta da unidade já com seus direitos garantidos”, destaca Almira.