À medida que o Dia do Consumidor (15 de março) se aproxima, o comércio se prepara para atrair mais clientes com diversas promoções e ofertas. No entanto, é também nesse período que os órgãos de proteção ao consumidor registram um aumento nas queixas relacionadas ao cumprimento dos acordos de compra e venda, bem como no número de golpes e fraudes. Nesse contexto, a Prefeitura de Petrolina, por meio do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), tem intensificado as ações de conscientização e os cuidados que os cidadãos devem ter, principalmente com relação ao surgimento de novas modalidades de golpes e fraudes aplicadas em compras ou falsas compras realizadas de forma online, via internet.
Um dos golpes mais frequentes é o de falsas compras no cartão de crédito. O Prodecon orienta que é preciso ficar atento e jamais passar informações pessoais por ligação ou WhatsApp. O cliente deve procurar pessoalmente sua agência bancária ou a operadora do seu cartão de crédito.
O órgão também tem registrado um aumento nas reclamações relacionadas às empresas revendedoras de consórcios e anúncios de outras modalidades de créditos. Após depósito de entrada, o cliente se diz lesado por ter assinado na verdade uma participação em grupo de consórcio com valores superiores ao solicitado anteriormente.
O dia do consumidor, apesar de ser uma ótima oportunidade para aproveitar as ofertas e comprar o que se necessita ou deseja por um preço atrativo, também é um momento para que as pessoas conheçam seus direitos de proteção. Para denúncias e dúvidas, os interessados podem procurar o Prodecon Petrolina, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, n° 174, no bairro Parque Bandeirantes. O telefone de contato e Whatsapp é o (87) 3861-3066.