Um balanço do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon), divulgado hoje (14), mostra um aumento de 80% no número de atendimentos em Petrolina. O dado é referente a 2023 e faz comparação com o ano passado. Este ano o órgão realizou 4.305 atendimentos.
Ao longo do ano aconteceram, ainda, 597 audiências e foram registrados 17 Autos de Constatação e Notificações. O relatório aponta ainda que 78% das reclamações foram resolvidas. Os números apontam também que, em sua grande maioria, as reivindicações têm relação com alguns serviços oferecidos por instituições financeiras, como empréstimos consignados e cartões de crédito; concessionárias de água e energia; e operadoras de telefonia.
Em 2023, o Prodecon também realizou algumas parcerias com entidades para que os consumidores pudessem realizar negociação e renegociação de débitos pendentes e a vencer, bem como campanhas informativas e ações de orientações sobre os direitos dos consumidores.
Funcionamento
O Prodecon Petrolina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, n° 174, no bairro Parque Bandeirantes (Atrás da Banca), área central. O telefone de contato é o (87) 3861-3066 (que também é WhatsApp).