A comunidade rural de Caatinga do Moura, município de Jacobina, no norte da Bahia, conhecida pela tradição secular de produção doces, vai ganhar uma unidade de beneficiamento de frutas e doces de banana e goiaba. O convênio, no valor de R$ 170 mil, destinado à implantação do empreendimento, foi assinado neste final de semana, entre Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Associação Comunitária Art do Quilombo.
A obra será viabilizada por meio do projeto ‘Bahia Produtiva’, executado pela CAR. A iniciativa envolve a compra de equipamentos, capacitação e assistência técnica para os agricultores. O objetivo é fomentar a cadeia produtiva da fruticultura, com geração de renda do agricultor, trabalhando com as frutas característica da região, de acordo com a época.
Cleide Matos, coordenadora da associação conveniada, informou que a unidade de beneficiamento vai beneficiar 22 famílias. A produção de polpas de frutas e doces deve chegar a 4 mil quilos por mês. (foto: GOVBA/divulgação)