A Prefeitura de Juazeiro e a Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizaram a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nessa terça-feira (18), no Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, no bairro Antônio Conselheiro. O evento reuniu a comunidade escolar, familiares e instrutores da 76ª Companhia Independente (CIPM).
Durante a cerimônia, a prefeita Suzana Ramos, acompanhada do secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, destacou a importância das iniciativas socioeducativas. Ela mencionou que a formatura do Proerd é um exemplo de gestão compartilhada entre a Polícia Militar e a educação pública municipal.
Os alunos participantes, entusiasmados, repetiram o lema do programa (“Luz, câmera, ação”) e assumiram o compromisso de combater as drogas e a violência. A cerimônia contou também com a presença do mascote do Proerd, o Leão Dare, que animou o evento ao som da “Canção do Proerd”. A estudante Alana Gabriely Martins de Amorim, de 11 anos, falou sobre a experiência positiva no programa, destacando o aprendizado e a mudança de comportamento.
O Proerd é baseado no projeto Drug Abuse Resistance Education (DARE), iniciado em 1983 em Los Angeles, na Califórnia (EUA), e está presente em 58 países. No Brasil, foi implementado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) em 1992 e atualmente está ativo em todos os Estados.