O professor Anderson Miranda de Souza, do colegiado de Zootenia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), apresentará uma nova perspectiva sobre o saneamento rural no Brasil, durante um evento paralelo à reunião do 2º Grupo de Trabalho de Desenvolvimento (DWG) do G20, que ocorrerá em Brasília (DF), de 17 a 19 de março.
Anderson irá ministrar palestra no domingo (17) no Painel “Universalization Goals, New Paradigms and Experiences in Sanitation” (Metas de Universalização, Novos Paradigmas e Experiências em Saneamento), a partir das 11h. O evento será realizado no Palácio do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios.
O docente apresentará as atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos Proágua Rural, realizado em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e Plansanear, desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades.
“Vamos falar sobre nossas experiências nesses projetos que desenvolvemos desde 2021 e mostrar cases de sucesso de saneamento rural no Brasil, como é o caso do Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural), no Ceará, e do modelo de abastecimento de água gerido por Central de Associações, na Bahia, que acompanhamos de forma próxima”, afirma. Anderson, que participará do evento a convite do Ministério das Cidades, também vai abordar os principais desafios do processo de universalização do saneamento no mundo.