Composto por 72 frases com reflexões críticas e bem humoradas, atentando para o significado e sonoridade das palavras, o livro “Enquantos”, do autor Ricardo Guimarães, professor do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será lançado no dia 7 de fevereiro no evento “Conversa com Autor”, que tem o objetivo de divulgar as obras locais e institucionais, e aproximar o público dos autores. Esta edição acontecerá às 19h, no auditório da Biblioteca do Campus Sede, em Petrolina. O evento, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf, é aberto ao público em geral.
Durante o evento serão servidas pequenas folhas de papel de arroz com frases dos livros impressas, para que os participantes possam degustar a poesia. Também serão projetadas em um telão frases da série de livros de bolso intercaladas com imagens de algumas das produções artísticas visuais do autor e de criações visuais de discentes do curso de Artes Visuais. Todas as obras do professor estarão disponíveis para venda.
A obra “Enquantos” é a quinta edição da série de livros de bolso do autor, composta por “Pequeno Livro de Reembolso”, “Palavras Trocadas” (disponível também em braille), “Ímã” e “Palavras Curtidas”. “Alguns desses curtíssimos textos foram base para as criações que realizei como artista visual e pesquisador nos processos de criação artística visual, baseados na relação da palavra com a imagem”, pontua Guimarães.
Guimarães conta sobre suas expectativas para o evento. “Esse momento é importante para ampliar o público leitor, estabelecendo diálogos e estimulando as produções artísticas, tendo como ponto de partida a capacidade que a poesia tem de afetar sensivelmente a todos nós”, diz. Professor da Univasf desde 2013, Guimarães é graduado em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal-BA), formado em Design pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com mestrado e doutorado em Processos de Criação Artística – também pela UFBA.