Em e-mail enviado a este Blog, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Filomena (PE), no Sertão do Araripe, criticou a administração municipal por conta do atraso no pagamento dos servidores. Segundo Eva Coelho Rodrigues, coordenadora do Núcleo Municipal, esse atraso estava ocorrendo apenas para profissionais contratados, mas agora o problema está afetando também os efetivos.
Acompanhem:
O prefeito ultimamente estava atrasando o pagamento dos profissionais contratados, já os efetivos ele vinha efetuando os pagamentos em dia. Mas a partir do mês de outubro começou a atrasar até os salários dos efetivos, vindo a liberar o pagamento somente no dia 11 de novembro, começando a onda de atrasos, pois até hoje (10-12-2015) o salário de novembro ainda não foi pago a nenhum funcionário, deixando-os revoltados e indignados com tamanha falta de responsabilidade e compromisso com a classe.
Até o décimo terceiro (13°), que vinha sendo pago no mês de aniversário, também está atrasado, pois o mesmo efetuou os pagamentos até o mês de junho. Quem fez aniversário de julho até dezembro não recebeu o décimo.
Não se sabe o porquê desses atrasos nos pagamentos, pois os recursos do Fundeb continuam sendo depositados normalmente nas contas da prefeitura, inclusive em novembro o valor do repasse do Fundeb até o dia 30 foi de seiscentos e cinquenta e nove mil, oitocentos e setenta e sete reais e oitenta e oito centavos (R$ 659.877,88), bem mais que o valor da folha de pagamento da Educação.
Eva Coelho Rodrigues de Melo/Coordenadora do Núcleo Municipal de Santa Filomena