Professores da rede estadual em Juazeiro aderem a paralisação da categoria

por Carlos Britto // 12 de abril de 2012 às 12:05

Os cerca de 30 mil alunos das escolas da rede estadual de ensino em Juazeiro estão sem aulas, a partir desta quinta-feira (12). Em assembleia realizada no auditório da APLB/Sindicato na cidade, os professores decidiram aderir à greve da categoria, definida em Salvador, quarta-feira (11), em Salvador.

Os professores estaduais decretaram greve por tempo indeterminado em protesto contra a proposta oferecida pelo governo de parcelamento do reajuste salarial até abril de 2013. “O governo assinou um acordo com a APLB em novembro de 2011 com a promessa de 22,22% de aumento, não cumpriu e quer parcelar isso com uma parte agora, outra em novembro e mais uma em abril. A categoria não concordou porque a nossa ideia era de que, se fosse para parcelar, que fosse pelo menos dentro deste ano”, reclamou Eliza Melo, diretora da APLB.

Ainda ontem o Governo da Bahia assegurou que todos os professores da rede estadual de ensino receberão o piso nacional estabelecido em lei. Atualmente todos os professores licenciados, integrantes da carreira do magistério estadual, já recebem salário inicial acima do piso fixado.

E o projeto de lei que assegura o cumprimento do piso nacional da educação aos 5.210 professores de nível médio (carreira em extinção), que ficaram com os salários abaixo do novo patamar nacional, de R$ 1.451, já foi enviado à Assembleia Legislativa.

As secretarias da Administração e da Educação asseguram que o cumprimento do piso nacional na Bahia é um compromisso do governo. O fato de o piso vir sendo cumprido na rede pública estadual desde 2009 é resultado da política de valorização da categoria, que vem sendo contemplada, nos últimos seis anos, com aumentos reais específicos associados aos reajustes gerais do funcionalismo. Apesar do anúncio a greve está mantida, até que a Assembleia vote e aprove o projeto.

Professores da rede estadual em Juazeiro aderem a paralisação da categoria

  1. sergio henrique se souza aragão disse:

    isso e injusto porque o governo nao dar logo esses 22,22%de aumento
    so assin mais de 30mil aluno das redes estaduais nao fica sem esino.

  2. laiane disse:

    pq,nao volta as aulas so em junho,muito melhor nao acha,ou muito dps…………..

    1. laiane disse:

      é verdade ,é muito melhor so voltar dps das ferias de sao joao,ne nao……..

      1. laiane disse:

        protesto dos alunos da rede estadual,prefirimos que so volte as aulas depois das ferias de sao joao….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários