Os alunos das escolas públicas estaduais devem ficar sem aula nas próximas quarta (25) e quinta-feira (26) por conta de uma paralisação dos professores da rede. A decisão foi anunciada na tarde de ontem (23), durante assembleia da categoria. Através da medida, os docentes pretendem demonstrar insatisfação com a proposta de reajuste salarial feita pelo Governo do Estado, que é de 13,01% para os profissionais sem licenciatura.
A classe trabalhadora alega que o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) só contempla parte dos professores. Segundo o Sintepe, cerca de 1.770 profissionais que têm o magistério receberão os 13,01%, já que estão abaixo do piso. Já outros 45.750 não terão nada de aumento por não estarem na base da carreira. A entidade quer que todos os docentes sejam contemplados pelo ganho salarial.
Ainda ontem, os professores chegaram a se reunir com representantes da Secretaria Estadual de Administração (SAD), mas consideraram que houve poucos avanços em relação aos anseios da classe. No fim da tarde, após a assembleia da categoria, os profissionais realizaram uma passeata do Teatro Boa Vista, onde ocorreu o evento, até o Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife.
Uma nova assembleia deve ser realizada na próxima sexta-feira (27) para avaliar os efeitos da paralisação e os rumos do movimento.
O outro lado
Já a SAD, por meio de nota, garantiu que continuará as negociações. “Daremos continuidade ao processo de negociação com a categoria para reajustar o percentual dos professores com licenciatura, a garantia do piso nacional de salários definido pelo Ministério da Educação (MEC) retroativo a janeiro de 2015 e a realização da terceira rodada de negociação”, destaca a nota. As informações/foto são da Folha de Pernambuco.
O governaor que ia dr atenção especial para a educação começou bem. Pense num homem de palavra!
Com este reajuste, pernambuco passará a ser o único estado do Brasil onde um professor de nível médio ganhará a mesma remuneração de um professor com nível superior! O reajuste foi apenas para os professores do antigo magistério, hoje ensino médio, cerca de 4.000 profissionais terão o benefício e ainda abaixo do piso estabelecido pelo governo federal no início do ano! O resto da categoria, mais de 40.000 profissionais continuarão com a mesma remuneração! Paulo Câmara jogou o PCC na lama! Para quem iria dobrar os salários de TODOS os professores em quatro anos, no primeiro ano já vir com uma medida destas!
Mas o que Foi chamado “O Futuro da Política no Brasil” pelo Lula não disse que vocês ganham o mesmo que eles?
Agora mesmo · Curtir