Na manhã de sábado (30), aproveitando o clima de festa no município de Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco, que completou 51 anos de emancipação política, os professores da rede municipal promoveram uma passeata de protesto durante o desfile cívico, no Centro da cidade.
A manifestação teve como objetivo pressionar a prefeitura a reajustar os salários dos servidores, que já realizaram várias paralisações de advertência. Entre as reivindicações da categoria estão a apreciação e votação do reajuste do Piso Nacional dos professores de 13,01% e os 33,33% referentes ao terço de aula atividade para professor em exercício.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe)/ Regional Afrânio, a manifestação foi pacífica, mas os profissionais quase foram impedidos de realizar o ato. Em nota, o Sintepe disse que seguranças foram chamados ao local.
Acompanhe a íntegra da nota enviada a este Blog:
Estamos em reivindicação dos nossos direitos, como já cansamos de mencionar. Houve uma manifestação pacífica, mas quase fomos impedidos pelo Poder Executivo. Seguranças foram chamados por eles. Tentaram impedir-nos, mas o diálogo foi mediador pra tal ato. Também pacificamente parabenizamos a cidade e queremos que esse Poder que se encontra à frente do Município traga pra nossa categoria fatos reais, porque até o momento só existem promessas pra nossa categoria.
Não acreditaram que seríamos capazes ou tivéssemos coragem. Desafiaram nossa coragem. Queremos dialogar. As fotos dizem o que realmente aconteceu no nosso ato. Que todos os seus visitantes tirem as devidas e conclusões. Somos educadores e jamais faríamos algo pra denegrir as nossas imagens. A manifestação é um ato público e direito de qualquer cidadão. O direito de ir e vir é livre e não deve ser impedido por ninguém. A coisa foi muito séria.
Com a palavra, a Prefeitura de Afrânio. (fotos/divulgação)
A realidade dos acontecimentos por si só, demonstram a barreira que foi colocada a nossa frente. Tínhamos um carro de som com a música de Lecy Brandão com o Hino do Professor. O grito que valoriza a nossa profissão. Vale salientar que, TODOS passaram pelos ensinamentos desse profissional. Diálogos vem sendo tentado com o poder executivo que sempre descarta a reunião. Tudo é oficializado, temos os vários ofícios que comprovam essas tentativas e nem uma resposta eles nos mandam. Não fizemos nada sem o conhecimento deles, oficializamos e entregamos na prefeitura e secretaria de educação. Desde 2013 que essa tentativa é feita. Quando muito conseguimos, é o Secretário de Governo Osvaldo Cavalcanti quem nos recebe, mas tbm nada resolve. Fica naquela promessa, naquele passa a frente, na palavra que ñ se cumpre e um “AMANH” que NUNCA chega.
Mas fomos apoiados na avenida pela população que ali estavam. Tentaram barrar. Mas quero deixar aqui o meu repúdio e indignação, pois estamos dispostas a negociar. Mostramos que esse é nosso lema. A nossa passagem só aconteceu quando Osvaldo veio pedir pra tirarmos o som. Tiramos. Que vcs possam ver que o “DIÁLOGO” resolve, mas a ditadura NÃO!
Agradeço ao Blog pela divulgação. Somos professores. Somos Educadores!
Que façam valer os nossos direitos pq palavras ñ enche a barriga de ninguém.
Essa senhora de coordenadora não tem nada, ela apenas está pensando somente no $$$$$$AAAAAALLLLAAARRRIIIOOOOOO dela e mais nada. Chega de arrogância.
é Doido mesmo, para pessoas que pensa como vc ate capim é desperdicio. é mais que justo a luta dos professores, eles estudaram se sacrificaram pra fazer uma faculdade passar em um concurso pra ganhar 800,00. Queria que essas pessoas que acha e fala que 800 ta bom, experimente viver 30 dias com o salário pra ver se vc não muda de ideia rapidinho.
Triste saber que pessoas pensa como o senhor seu Zé Doido.
Chega de DITADURA. Eu trabalho. Deve ser mesmo um “ZÉ DOIDO” da vida, que vive vigiando os blogs e fazer valer o salário que recebe pra responder. Cuide bem do seu patrão pq se não perde mesmo o emprego digno, kkkkkkkkkkkk.Continue assim! Mas leia a lei que te enviei. Kd que vc falou algo a respeito da LEI ! Não feche os olhos. Tenho pena de uma pessoa como vc. Veja quantos comentários a favor e que usam os verdadeiros nomes. E vc usa de um Nick e pseudônimo.
Nobre Zé Doido (que com certeza de doido não tem nada), você sabe o que é o dia-a-dia de um professor?
Meu amigo, coordenei por muitos anos esses professores e sei do profissionalismo que paira sobre os mesmo. São mulheres e homens dignos. Que merecem o respeito de toda população, que merece o respeito da Gestora do Município, que ganhou as eleições apontando erros da gestão anterior. E o que faz agora? o que mudou de fato? Poucas mudanças consigo enxergar.
Professor precisa de dignidade. Sem dignidade ninguém consegue sobreviver. Não há no mundo auto-estima que supere uma vivência sem dignidade.
Quanto a professora Gildete, posso lhe dizer com toda certeza: a mesma é digna do comentário que fez. Hoje está a frente das discussões no Sintepe, mas já esteve em vários cargos e outras funções. Merece todo respeito e deferencia, afinal, não está jogando pedras no vento, antes, está reivindicando um direito consolidado por lei.
Gostaria de parabenizar os professores de minha querida cidade de Afrânio e externar minha decepção por parte dos governantes em virtudes dos atos de coronelismo, que ainda reinam, mas acredito que ainda verei minha querida cidade com políticos que não governem com assistencialismo e sim com dignidade como séria o perfil de um bom político.
Você está com saudade daquele que desviou os dinheiros da prefeitura e você esta feliz?
Que falta de educação e respeito
Os professores (claro a minoria em torno de 30 professores) mostraram para o povo de Afrânio como são despreparados ou apaixonados politicamente ao ponto de montarem uma baixaria daquela tentando destruir um ato cívico que era o desfile em comemoração aos 51 anos. Não tem respeito e muito menos compromisso, pois é do conhecimento da população de Afrânio que a prefeita Lucia já havia comprometido com a classe de resolver as pendencias inclusive respeitando as leis.
Bom dia Sr.
Diante do vosso comentário asseguro-te de que “nós servidores da Educação” queremos conversar. Ou vc acha que a conversa ñ resolve as coisas? Caso ainda haja pra si, alguma dúvida, vá até a Prefeitura e pergunte quantos OFÍCIOS o Sindicato dos Professores já enviou desde que essa gestão está no poder. Caso seja não obtenha resposta que te satisfaça, siga até o nosso Núcleo Municipal do SINTEPE que mostramos a vc a quantidade de ofícios que temos enviados a eles e que ñ nos respondem nem mesmo pra dizerem NÃO. O que queremos ñ é nada deles, e sim, nosso por lei. Veja a A Lei n° 11.738e leia com atenção. Vossa fala “Não tem respeito e muito menos compromisso, pois é do conhecimento da população de Afrânio que a prefeita Lucia já havia comprometido com a classe de resolver as pendencias inclusive respeitando as leis”. Aproveite e traga pra nós o oficio que ela tenha nos assegurado isso, bem como também a data. Ou vc ñ sabe que o projeto chegou até a câmara de vereadores incompleto? Obrigada. Sou educadora e sei pq estou em manifesto. E votei nela viu? Mas antes de ser eleitora sou professora e quero meus direitos perante as leis que me assegura.
É seu pensamento. Se você esteve lá viu que seguimos a frente e não abalamos nem acabamos com desfile, porque tudo terminou como previsto. E a senhora prefeita terminou a solenidade brilhantemente educada como sempre foi. Você não concorda comigo?
Meu amigo vc está muito mal informado, saiba que nem só de promessas vive o homem, e por isso fomos a rua, até agora só promessas! E saiba que se na avenidada como vc diz só tinha uns trinta o restante estava em casa pq não tem coragem de mostrar a cara! Se informe já que é tão apaixonado pela gestão que ai está e veja quantos professores deixaram de trabalhar esta semana.
Cara acho que te conheço, se for quem estou pensado, você é um babão que anda meio fora de mídia, você está sumido, já que teve que se contentar onde está agora. Só quer ser o cara, mas todo mundo sabe, que quem não te conhece te compra. Quer dar lição de moral, pagar de correto,mas não é nada disso.
Seu Zé doido, vc é um daqueles que mamam da Prefeitura sem fazer nada ou seja nem efetivo é, pra ta com essa babação toda!!!!!kkkkkkkkkk Vai se especializar igual aos Professores, ai sim será digno de falar algo, não perca o seu tempo com comentarios sem noção, vá estudar,pois em novembro o jacaré te come kkkkkkkkkkkkkk
Meu caro Zé Doido, você realmente é um Zé Doido, dizer que isso é uma falta de respeito o protesto dos professores, falta de respeito meu caro é usufruir de verbas de Educação e pagar um salário miserável que o salário dos professores em Afrânio. O protesto foi pacífico, falta de respeito foi o que o PODER EXECUTIVO fez. Aqui em Petrolina não se fala outra coisa a não ser do Coronelismo do Poder executivo. Nunca houve negociação com a Prefeita, é só papo e conversa bonita pra ganhar tempo. Os professores fizeram lindo e com o apoio de quem estava presente. Parabéns Professores continuem assim. Os pobres dos professores foi proibido pelo poder executivo de fazer REUNIÃO NO TEODOMIRO! Lá também é público foi construído com o nosso dinheiro.
É pena que existam pessoas com mentes pequenas e acreditam que uma sociedade justa seja feita por qualquer pessoa que não por professores. Não houve qualquer falta de respeito, ao contrário, foi tudo organizado com um verdadeiro desfile. Não foi para pedir nada de ninguém, somente aquilo que é de direito. E o povo foi quem provou que os professores não estavam errados quando gritavam em uma só voz: “Deixa passar! Deixa passar!”
Esse ZÉ Doido, só sendo mesmo um doido ou imbecil. Nossa testemunha de que não fizemos nenhuma baixaria é a comunidade que presenciou todo o nosso percurso na avenida, uma coisa pacífica. Fomos aplaudidos PELA SOCIEDADE, quem fez a besteira foram eles, tentando impedir nossa passagem. Se não fosse esse ato de ditador impedindo o direito de ir e vim de todo cidadão, tinha sido uma passagem tranquila sem nenhuma repercussão.
SE EM AFRANIO QUE É UMA CIDADE DE PRIMEIRO MUNDO IMAGINO COMO VAI A EDUCAÇÃO NOS DEMAIS MUNICÍPIOS.
Eu fico chocado como algumas pessoas apoiam o que é errado. Meus queridos, para vocês que não tem conhecimento da lei, procurem saber melhor, para depois usufruir da crítica. Os professores não só de Afrânio, mas praticamente de todo o país, estão reivindicando o que é justo, o que é lei, não está pedindo favor a seu ninguém! Agora não é justo, utilizarem o dinheiro que vem para a educação em outros meios, sinto muito, mas que não apoiam a reivindicação pelo justo, não pode ser uma pessoa uq tenha conhecimento de mundo, e devo imaginar que recebe qualquer migalha ofertada diante de sua profissão.
UMA PORCARIA DE DESFILE SO PRA VER CARRO, QUANDO PRECISA DE UM TRANSPORTE DA PREFEITURA É PRECISO COLOCAR PETRÓLEO, QUANDO O GOVERNO DA UM AUMENTO AOS PROFESSORES A PREFEITA NÃO REPASSA, E ESSE CARA AINDA PENSA DE SER PREFEITO DE PETROLINA. NO DESFILE POUCA PESSOAS VIERAM ASSISTIR, VEJO A POPULARIDADE DE ADALBERTO SE ACABANO NA CIDADE DE AFRANIO.
Afrânio…
Cidade que passei a amar ao ser acolhido como filho.
De povo hospitaleiro, acolhedor, que sabe receber, que sabe festejar.
Ao ver seus filhos, nobres educadores, em marcha por suas ruas, protestando por melhorias salariais, vejo que de fato sua educação está jogada, desprestigiada…
As muitas imagens não deixam dúvida: quem não está na multidão, ou está aplaudindo de longe, por medo e opressão de ser perseguido (e eu sei o peso dessa perseguição), ou está omisso.
Nesses 51 anos o que temos a comemorar? a compra de carros e mais carros pela prefeitura? só isso? um desfile de carros novos e recuperados? Só isso? e a saúde? e a quantidade de doentes em Petrolina com doenças que poderiam ser tratadas em Afrânio, afinal prevenção não é mais barato que remediar?
E as escolas? e os alunos? será que esse desfile não marcou sua história? Um desfile minusculo, sem a presença dos estudantes e de muitos professores.
Ah Afrânio… esses 51 anos será lembrado por muitos anos. Parabéns mesmo assim, pois és superior aqueles que acham que são donos de sua beleza.
Sua beleza está maculada quando observamos que seu IDH é menor que 0,588, estando assim abaixo do esperado (ou seja, a cidade não desenvolve sua população). Sua imagem é maculada quando se faz festa para comemorar, feira de leitura, porém, professores marcham reivindicando aquilo que a lei já lhes deu: direito. Ora, não é contraditório? de uma lado uma feira de leitura e de outro, professores reivindicando melhorias? Não senhores, não é contraditório é realidade. Realidade que se apresenta viva e crua. A insatisfação daqueles que estão cansados de opressão.
Para quem se faz festa? para comemorar o que? As mazelas? O aumento da violência? a inércia do Legislativo?
Boa noite Enos André.
Obrigada pelo apoio a nossa classe e com os teus sábios comentários que vem nos engrandecer cada vez mais. És sabedor do que somos, do que passamos e onde deveríamos estar. Mas com certeza SIM! Será lembrado pra sempre esse aniversário de 51 anos. Afrânio deu seu primeiro grito de Manifesto numa data histórica.
Passei só para ver os comentários e dizer: Para o professor que votou e elegeu quem está no poder, só digo uma coisa: Fique calado, você não tem direito, voto é consequência. Mas para aqueles que não votaram, digo: Lute por seu direito, o dinheiro da educação é para a educação, tem que pagar o piso ou até mais que isso. E faço uma pergunta para os babões: E ai o homem é bom, o homem é espetacular como dizem? kkkkkkkkkkkkkkk saudações inocentes…
Esse tal de Zé Doido é realmente um ZÉ! Infelizmente ainda existem pessoas “quadradas” que não possuem certa capacidade de estudarem para ter uma estabilidade e ficam postando comentários sem lógica e todo ano ficam babando o prefeito para garantir emprego no ano seguinte. São alienados que até se o prefeito mandar comer merda comem. Os professores de Afrânio são motivos de piada para nós de Dormentes, estão em primeiro lugar como os que recebem o pior salário do Sertão São Franciscano, por isso tem que lutar para perder esse título. Alegam que não tem dinheiro dar o que é de direito aos professores mas tem pra encher a prefeitura com pessoas sem competência para trabalhar.
Um dia, JESUS o mais humilde e maior de todos , caros PROFESSORES…, falou, deixai vir a mim os humildes e fracos , e EU os louvarei e aos ricos e prepotentes EU os deixarei de mãos vazias… e assim colegas vamos em frente sem medo, mas com essa coragem de enfrentar os fracos de educação em geral, que estão lá porque comprou o voto por troca de um emprego ou ameaças de transferencia e punições injustas, que sao frequentes em nossa cidade, mas eterno só DEUS. Deveria sofrer punição e chamar segurança .. , para retirar do poder publico esta prefeita faz de conta, que so vai em Afranio p tirar fotos para mídia, voces disseram,certo, nunca sentou com os funcionarios para fazer acordo, somente seu cunhado, ou seja seus cunhados que esta Prefeitura é de uma familia só, um pra mim, um pra tu e um pra eu. . Vejam tudo que é de carro da Prefeitura tem que ir p/ Petrolina em troca de que… fazer movimento na casa de apoio do deputado marido da prefeita, porque Afranio tem exames e assistencia médica especifica, não e aí o presente que eles dão a nós aqui é colocar a população nos carros todo dia para esvaziar e piorar o comercio de nossa cidade mostrando e tumultuando em Petrolina para dizer que são trabalhadores e fazem tudo. Faço um convite aos vizitantes ,p rincipalmente de Petrolina e Rajada, venham morar um mes e sofrer aqui em Afranio. quem venera aqui é o coronelismo, só que Graças a Deus , aqui nós somos estudiosos, competentes e guerreiros VAMOS começar a LUTAR pelo nosso torrão doce e GRITAR, GRITAR e EXIRGIR NOSSOS DIREITOS, calar nunca mais.
Eu quero dizer que estou muito orgulhoso por saber que o povo de minha querida cidade está perdendo o medo de se manifestar. Tem 9 anos que sair de Afrânio, mas estou de olho nos fatos que ocorrem por ai. É com grande alegria que vejo esses profissionais da educação enfrentando “o“ todo poderoso Adalberto Cavalcante, sim porque quem manda ai é ele. Sou futuro professor, e digo, moro no Pará e aqui um professor chega a ganhar até 5.000,00 reais, e mesmo assim fazem greve todos os anos por melhorias. O senhor Zé Doido, deve ser um analfabeto, por isso que ele não sabe o quanto um professor sofre para se formar. Um professor tinha que ganhar mais do que o prefeito um deputado e senador, que na maioria das vezes são analfabetos e ganham rios de dinheiro.
É lamentável Afrânio surgiu na inveja e na inveja parece que vai morrer, infelizmente até os próprios políticos acham muito um professor ganhar 2000, imagine 5000, porque um professor ganhando bem vai se libertar do sistema opressor que é o SUS, e assim vai ganhando liberdade de sobrevivência, e como consequencia perde o monopólio sobre essa classe. Afrânio é uma cidade onde a profissão é bastante disputada, essa concorrência favorece o comodismo de pessoas que fazem de tudo por um mísero contrato e isso acarreta na luta de uns e pacificidade de outros, assim como não falta quem substitua os efetivos, a lei fica só em promessas…PARABENIZO A TODOS QUE TIVERAM A CORAGEM DE ENFRENTAR SEUS MEDOS E IR AS RUAS LUTAR PELOS SEUS DIREITOS, A EDUCAÇÃO NÃO SE CONSTRÓI COM PROMESSAS, MAS COM AÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!
Meu Deus!!!Tende piedade de nós…Decepção total. O projeto de Lei até que enfim Chegou a Câmara de vereadores em Afrânio, nesta Terça dia 09/0602015..Porém quantas informações do senhor advogado da Prefeitura, só que contraditórias, segundo ele o município deixou de receber, neste quadrimestre quase 2 milhões de reais, consequentemente o Fundeb, diminuiu, e o aumento para os Professores será de apenas 7% kkkkkkkkkkkk.Patético!!!Expliquem me Senhores!!!E o tanto de contratos existente na Prefeitura?E a diminuição da carga-horária, que segundo o Projeto será cumprida em aula atividade!Pelo que entendi iremos trabalhar apenas 3 dias!!!E oi restante?Mais contratos???É DEMAIS…Por incrível que pareça, isso só acontece em AfrãniokkkkkkkkkÉ piada!!!!!
Muito bem