Psicólogos e assistentes sociais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e do Hospital Dom Malan (HDM) participaram – assim como as demais unidades de Pernambuco ligadas à Rede Imip Gestão Hospitalar – da capacitação ‘Falando sobre a violência contra a mulher e marcos regulatórios’. A iniciativa é uma promoção do Imip, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que está promovendo no Estado um debate sobre o tema com diversas instituições.
A palestra – com a juíza titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Recife (VVDFM/TJPE), Ana Cristina Mota; a psicóloga Santana Moura e a assistente social Aldemeire Fernandes – foi retransmitida por meio de videoconferência e abordou temas como aspectos históricos da violência, cultura patriarcal, situações de agressões física e psicológica, além da postura profissional na abordagem e no atendimento às vítimas.
Foram dois dias de capacitação, terça (11) e quarta-feira (12), visando à efetivação da proteção às mulheres e o acolhimento humanizado. “É preciso que haja um trabalho em rede para efetivação dessa proteção. E nós, da assistência, também fazemos parte disso, então não poderíamos ficar de fora”, avaliou a supervisora do serviço social da UPAE, Nazaré Cunha.
“Durante esses dois dias fortalecemos o diálogo, compartilhamos informações e experiências e ratificamos que a intersetorialidade no atendimento à mulher vítima de violência ainda é o melhor caminho”, ressaltou positivamente o supervisor do serviço social do HDM, Tiago Oliveira, ratificando que o Dom Malan é, na região, a referência para atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual.