Profissionais da rede básica de saúde de Juazeiro estão na reta final de um curso de aperfeiçoamento para atender e orientar usuários de crack e outras drogas. A capacitação começou em julho e é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Bahia (Cetad).
O curso será encerrado no dia 5 de dezembro, na Univasf, em Petrolina, com apresentações de projetos desenvolvidos durante as aulas. “Todos os profissionais da rede básica mudarão a abordagem para melhor diante do usuário de álcool, crack ou outras drogas, sendo observado, principalmente, o contexto social e não apenas a droga. O encaminhamento ao CAPS acontecerá somente quando necessário, porque a prevenção será fortalecida nos postos de saúde”, comentou a supervisora do Núcleo de Saúde Mental (CAPS), Cilene Duarte.
Durante o curso, os profissionais participam de aulas expositivas, estudos de casos, histórias de vida, discussão de filmes, observação e análise prática. A capacitação é ministrada por profissionais do Cetad e da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), que é um serviço de extensão permanente da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB)/UFBA, voltado para atenção ao uso de drogas e redução de danos. (Fonte/foto: Ascom PMJ)
Juazeiro deveria convocar todos os aprovados no concurso! Maquiar a saúde não é uma iniciativa que trará bons frutos!!!!