Hoje, 26, técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) estão fazendo uma despesca demonstrativa em um dos tanques instalados pelo programa federal Água Doce em Ibimirim/PE.
Estima-se uma produção de 500 quilos de tilápia, peixe produzido em cativeiro na Agrovila VIII do perímetro de irrigação Moxotó onde funciona o projeto.
A venda do pescado será revertida para manutenção do sistema de dessalinização e custeio além de beneficiar 62 famílias de pequenos produtores.
De acordo com o engenheiro de Pesca do IPA, Gilvan Lira, a unidade demonstrativa é um sistema integrado que funciona em três etapas.
“Na primeira, a água é dessalinizada. Na segunda, o efluente da dessalinização é colocado em tanques de cultivo de tilápia. Por fim, a água proveniente da criação dos peixes é utilizada para irrigação da erva-sal, que é um alimento de alto teor proteico a ser fornecido para caprinos e ovinos”, explica Lira.
O programa Água para Todos em Ibimirim conta com assistência técnica e extensão rural da Embrapa, DNOCS, Codevasf, Ministério do Meio Ambiente, governo de Pernambuco e prefeitura municipal.
Jiuvan vc e um José da bíblia tudo próspera na sua mão