Agricultores do município de Floresta, no Sertão de Itaparica, recebem nesta sexta-feira (25), a partir das 10hs, o poço artesiano que vai beneficiar cerca de 30 famílias do entorno da Estação Ecológica da Serra da Canoa. Na comunidade de São Gonçalo, os agricultores também receberão certificados de capacitação em agroecologia, segurança energética e desertificação. O investimento é da ordem de R$ 4,9 milhões numa parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Sudene e CPRH.
As ações integram o Programa ‘Caatinga Sustentável’, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no último mês de junho. O programa também inclui a criação de unidades de conservação no semiárido e implantação dos Módulos de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade.
O objetivo do programa é criar alternativas para a convivência no semiárido, minimizando os efeitos da desertificação através de atividades de capacitação, infraestrutura e conscientização.
Os municípios que terão Unidades de Conservação são os seguintes: Afrânio, Cabrobó, Carnaíba, Exu, Floresta, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Maria da Boa Vista, São Caetano, São José do Belmonte, Serra Talhada, Serrita, Triunfo. As informações são da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.