Fruto de uma parceria entre o Hospital Universitário (HU)/Univasf e os Ministérios da Educação e da Saúde, o Programa Consultórios Itinerantes (PCI) vem conseguindo bons resultados na região. Criado em 2013, o projeto garante atendimento oftalmológico e odontológico a estudantes da rede pública no Vale do São Francisco. Para colocar a iniciativa em prática, o HU/Univasf recebeu um dos 71 contêineres destinados pelo governo federal a universidades federais do país. O equipamento funciona como consultório, onde são realizados os atendimentos.
O PCI beneficia estudantes dos programas de educação ‘Brasil Alfabetizado’ e ‘Mais Educação’. O objetivo é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes. O HU-Univasf recebeu oito consultórios e possui uma equipe formada por odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. Além das consultas, o projeto ainda distribui óculos gratuitamente.
No mês de setembro os profissionais do PCI foram até o município de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, em conjunto com estudantes do curso de Medicina da Univasf, e atenderam 81 alunos na escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora. Em Petrolina, a equipe visitou a Escola Eliete Araújo, onde foram atendidas 175 estudantes. As escolas municipais Ana Leopoldina, Paulo Freire e Luíza de Castro brevemente também receberão o projeto.
Já em Juazeiro (BA), desde o mês de junho último a equipe vem colaborando com as ações do ‘Caravanas da Saúde’ – projeto da Secretaria Municipal de Saúde que leva vários serviços aos bairros e distritos. Até o mês de outubro, foram realizadas 1.076 consultas. No dia 11 do mesmo mês foi realizada uma cerimônia para a entrega de 166 óculos a crianças e adolescentes atendidas pelo projeto. O evento aconteceu na Prefeitura de Juazeiro e contou com a participação do prefeito Isaac Carvalho, do vice-reitor da Univasf, Télio Leite, do gerente de Ensino e Pesquisa e do chefe da Unidade de Planejamento do HU, respectivamente Ricardo Santana e Thiago Amaral. Ainda estão em fase de elaboração mais 326 óculos, que estão sendo fabricados pela equipe do PCI, junto com o colegiado de Engenharia de Produção da Univasf.
Infelizmente tem muito terceirizados, oculpando vaga de direito dos candidatos aprovados para Assitente Administrativo no concurso de 2014 que foi renovado por mais dois anos , isso é uma vergonha! Espero que alguém do HU possa dar alguma resposta sobre essa situação.