O programa ‘Escola Digital’, implantado pela prefeitura de Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, consiste no controle da frequência para diminuição da evasão escolar, redução do uso de papel, controle eficiente da merenda e o principal, como ferramenta de acompanhamento dos pais dos alunos.
O sistema é instalado na entrada da escola onde um sensor faz uma leitura facial registrando o rosto do estudante. Fechados os portões, o sistema envia e-mails e SMS para o celular dos pais avisando a falta dos filhos.
O programa está sendo testado na escola Hélio Ferreira Maia, caso seja aprovado, em breve as outras serão equipadas da mesma forma.
Os dados do sistema podem ser acessados em qualquer lugar por meio de computador ou tablet conectado a internet, e permite a inclusão de notas,conteúdo aplicado,desempenho do aluno, ajuste de frequência e diário virtual (modelo MEC).
Segundo Daniel Torres, a implantação do sistema é uma grande conquista para o município, pois coloca a educação em alto nível e por esse motivo se o aluno faltar mais de três dias por exemplo, será acionado o conselho tutelar.
” Se pudermos zerar a evasão escolar, melhor para a gente, melhor para o município e consequentemente mais qualidade na educação”, enfatiza o secretário. As informações são da assessoria da PMLG.