A Secretaria de Educação de Sobradinho (BA) realizou no dia de ontem (2) uma reunião na 96ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) com as diretoras das escolas municipais Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães (CELEM), 24 de fevereiro e Centro Educacional de Sobradinho (CES). Também participaram o chefe de planejamento operacional Dayvid Barbosa e o comandante da corporação, Major Manuel de Araújo Perdiz Filho.
A pauta foi a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas escolas municipais, que consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a PM, escola e família, com objetivo de capacitar os estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
Inicialmente o programa será executado nas três escolas para os estudantes do 5º e 6º anos. PMs capacitados ministrarão aulas seguidas pela cartilha do programa. Ao final os alunos são diplomados pela participação. A diretora do CELEM, Célia Granja de Oliveira Perdiz, ressaltou a importância da iniciativa.
“Nós, diretoras das três escolas, estamos muito satisfeitas por causa de todo aparato que teremos em nível de disciplina, organização e aprendizado. Nossa cidade será privilegiada com a implantação desse programa, tendo em vista que precisamos combater o uso das drogas, ensinando e informando nossos alunos“, afirmou.
Segundo o comandante da 96ª CIPM, “estamos planejando para iniciarmos os trabalhos no segundo semestre deste ano. O PROERD é um programa nacional, que contempla alunos de 9 a 12 anos. Além de combater o uso das drogas, envolve as famílias e os profissionais da educação, através de aulas planejadas no calendário dos alunos, com atividades lúdicas, seguindo a cartilha do projeto. Haverá um concurso de redação e as melhores serão premiadas. Na culminância, será realizada uma formatura onde todos serão diplomados“, afirmou o major.
Parceria
A secretária de Educação, Ducilene Kestering, argumentou que a parceria com a 96ª CIPM é fundamental para o êxito do programa em médio e longo prazos. “Quando somamos forças tudo acontece com mais facilidade. Acredito que com a implantação deste sistema nossas escolas ganharão muito mais disciplina e organização. O município estará arcando com a parte financeira, garantindo a execução do programa. Serão realizadas palestras nas demais escolas que inicialmente não farão parte do projeto, para compartilharmos essas informações e assim nossos estudantes serem multiplicadores do que eles aprenderem“, afirmou.