Para amenizar os efeitos da seca no município de Curaçá (BA), norte do estado, desde ontem (26) os produtores cadastrados no Programa Emergencial de Sustentação de Rebanho da Agricultura Familiar começarão a receber mais uma etapa de entrega das sacas de milho. Esta é a terceira carreta que chega ao município, sendo que desta vez 750 sacas serão distribuídas para um total de 140 produtores.
O projeto visa a fornecer aos agricultores, que nos últimos meses vêm sofrendo as consequências da longa estiagem, alternativas de sustentabilidade para a criação do rebanho. A ração é repassada a preço de custo (R$ 28) para os beneficiados e todas as despesas referentes à compra e ao deslocamento são custeadas pela prefeitura municipal.
Segundo o secretário de Governo, Antonio Carlos Paixão, cerca de 600 produtores estão inseridos no programa e a tendência é que as atividades continuem até que a situação seja controlada em todo o município. “Nós estamos viabilizando não só a compra de milho, mas de outros tipos de rações como tortas e caroço de algodão. Para isso, estamos mantendo contato com empresas dos estados do Maranhão, Piauí e Mato Grosso. A nossa meta é que os agricultores continuem produzindo e cuidando dos seus animais, apesar do período de seca que estamos vivenciando”, frisou.
Os produtores contemplados precisam dirigir-se ao depósito de fornecimento do programa situado na Avenida dos Marujos, centro da cidade. Os agricultores que moram nos distritos e povoados receberão as sacas nas suas próprias localidades. (da Assessoria)