Uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Governo Federal, está oferecendo 300 vagas para o município de Juazeiro e 350 vagas para Petrolina no programa ‘Qualifica Mais Progredir’, com o curso de Microempreendedor Individual (MEI). O interessado deve ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
Trata-se de uma parceria com as prefeituras, Ministério da Educação e o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O curso possui carga de 160 horas e os participantes receberão uma bolsa no valor de R$ 10 por dia de frequência, podendo totalizar R$ 200,00 ao final do mês. Os participantes também receberão certificado de participação ao final do programa.
Com sete disciplinas, o curso contempla os tópicos de marketing e mídias digitais, aspectos legais aplicados ao MEI, gestão financeira de tributos relacionados ao pequeno negócio, gerenciamento do pequeno negócio, desenvolvimento de plano de negócios e técnicas de negociação com clientes e fornecedores.
Inscrições
As inscrições acontecem até o dia 26 de agosto. Em Juazeiro, os interessados devem procurar as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Quidé, João Paulo ll e Malhada da Areia, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Em Petrolina, as inscrições acontecem na Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, localizada na Avenida Gilberto Freire, s/n, Vila Mocó, de segunda a sexta, das 7h às 13h.
São necessários os seguintes documentos com cópias: RG, CPF, Comprovante de Endereço, Comprovante de Escolaridade, Comprovante de cadastro no CadÚnico e Reservista (para alunos do sexo masculino).
As aulas, previstas para iniciar dia 5 de setembro, acontecem de segunda a sexta no período noturno, nas seguintes localidades:
Juazeiro
Bairro Maringá: 90 vagas
Bairro Quidé: 70 vagas
Bairro João Paulo II: 70 vagas
Bairro Malhada da Areia: 70 vagas
Petrolina
Bairro São Gonçalo: 120 vagas
Bairro José e Maria: 105 vagas
Bairro Dom Avelar: 100 vagas
Escola Social de Qualificação Profissional (Cohab Massangano): 25 vagas.