A Escola Municipal José Joaquim, em Petrolina, iniciou a semana com uma atividade especial: O programa ‘Vigilância nas Escolas’ – uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que foi apresentado a mais de 200 estudantes. O foco principal foi o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Através de uma peça teatral, as crianças aprenderam sobre os sinais e alertas da presença do mosquito. Além disso, puderam identificar os ambientes de risco para a proliferação do Aedes. O objetivo da ação é que, através do aprendizado das crianças, os adultos também se conscientizem.
O ‘Vigilância nas Escolas’ foi adotado após o resultado do 2º LirAa, que indicou um risco médio de infestação pelo mosquito em Petrolina. As equipes têm realizado ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino para facilitar a compreensão sobre a proliferação dos mosquitos e as doenças que eles transmitem. A participação da comunidade escolar nesse processo é fundamental para o sucesso das ações.