Programação dos 24 anos do João de Deus terá foco no social

por Carlos Britto // 13 de julho de 2011 às 16:36

A comunidade do João de Deus, na zona oeste de Petrolina, já vive o clima do 24º aniversário de fundação do bairro, que será comemorado na sexta-feira (15). De acordo com o presidente da Usina Cultural, Francisco Gonçalves, a programação incluirá várias atividades, com foco sobretudo no social, que começam a partir das 8h de sábado (16).

Por meio da parceria com a prefeitura municipal, os comunitários serão beneficiados com a emissão gratuita da segunda via da carteira de identidade, a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) – que também fará o pré-cadastramento para o Bolsa Família dos que se enquadram no perfil.

No mesmo dia também acontecerá uma palestra promovida pelo Sebrae, às 9h, que tratará de empreendedorismo individual, além de atendimentos de saúde, justiça eleitoral, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Previdência Social, que se estenderão até às 16h.

A partir desse horário será realizado o tradicional desfile cívico, com concentração marcada para a escola Jesuíno Antonio D’Ávila. Já confirmaram presença a Orquestra 21 de Setembro, as bandas marciais do Petrape e do Caic, EMAAF, Polícia Militar e Guarda Municipal. O 72º Batalhão de Infantaria Motorizado foi convidado, mas ainda não confirmou.

A festa começa na sexta, com os shows de Edinho Silva e César Adriano; no sábado (16), é a vez de Guerreiros do Forró, Sérgio do Forró e Saia de Renda. No domingo (17), a animação fica por conta de Mundinho de Rajada, Forrozão Leu e Mara e Banda Fogo de Paixão. Os shows começarão sempre às 21h, no pátio da feira livre. No mesmo local acontecerá, no domingo cedo, um café da manhã para toda a comunidade. Das 9h às 14h a atração será uma feira de artes e, a partir das 15h, haverá um bingo beneficente em prol do conselho comunitário.

 “O momento, por enquanto, é de comemorar, mas sabemos dos problemas do João de Deus, em áreas como educação e saúde, e temos feito as reivindicações junto ao poder público”, afirmou.

Programação dos 24 anos do João de Deus terá foco no social

  1. Joaquim Florencio Coelho disse:

    O bairro que mais parece uma cidade.Que bom saber que o povo comemora o garndioso aniversário de 24 anos de surgimento dessa comunidade.Esse grandioso bairro surgiu da luta de pessoas aguerridas que, com todo prazer os ajudamos a serem vitoriosos.
    Para quem não conhece a história de bravura do povo do bairro João de Deus é interessante saber dela, de como surgiu essa grande comunidade.
    O bairro João de Deus surgiu da luta do povo, que em busca de moradia, antes invadiu parte do bairro Pedro Raimundo e parte do bairro José e Maria.Juntamente com Walter Lubarino e Geraldo Teixeira conseguimos organizar o povo, de tal sorte que uma comissão provisória de associação surgia alí no momento da caminhada para reivindicarna frente da prefeitura. Liderada por Antonio, conhecido como “o Gordo” com mais cinco moradores acompanhamos uma multidão de cerca de 2.000 pessoas, daqueles sofredores e viemos para frente da prefeitura.O prefeito da época era Augusto Coelho.Estratègicamente,dissemos para essas lideranças que não falassem que nós os estávamos apoiando, para que o prefeito resolvesse, o mais rápido possível, o problema da falta de moradia deles.Conseguiram um terreno muito grande da CODEVASF, que o liberou para a prefeitura.
    Para começarem a construir as casas demos uma idéia ao Antonio “Gordo” da seguinte forma: indústria cooperativa de produção de blocos. Arranjamos com alguns comerciantes proximos de nós carrinhos de mão, cimento, areia, pás, colheres, enxadas e outros utensílios para o surgimento da indútria coletiva para a produção de blocos no bairro, com objetivo deles construirem suas casas, sem ter que usar papelão.O processo era o seguinte:cada um que quisesse contruir a sua casa de blocos, produziria juntamente com sua família e amigos 1.000 blocos, 700 ficariam com a Associação para a compra de materiais e 300 seriam retidos pelo morador que os produziu para aplicar na construção de sua casa.Logo,logo as casas de blocos iam sendo erguidas.E assim,o Bairro João de Deus foi sendo construido e hoje é um dos maiores bairrros de Petrolina.
    Quero aproveitar esta oportunidade para felicitar todo o povo do João de Deus e desejar que melhorias surjam cada vez mais, com a organização popular trabalhando por toda acomunidade. PARABÉNS.Joaquim Florencio Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários