Um iniciativa inédita, que vai permitir ao Brasil manter a liderança global na produção agropecuária, ao mesmo tempo em que promove a preservação do meio ambiente. Este é o objetivo do projeto Biomas, lançado na última quarta-feira (24) pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Com investimentos garantidos de R$ 20 milhões pelos próximos nove anos, o projeto incluirá estudos específicos para os seis biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
As soluções apontadas vão levar em consideração também as exigências das legislações estaduais e federais, o que é uma característica inédita do projeto.
O objetivo não é apenar promover a pesquisa, mas construir soluções práticas que permitam ao homem do campo recuperar áreas frágeis das propriedades rurais e, ao mesmo tempo, gerar renda.
De acordo com a CNA, a construção desse novo modelo que alia produção e preservação será indispensável para o posicionamento do Brasil no mercado internacional.