Mais de 300 famílias da zona rural de Curaçá, norte da Bahia, estão comemorando a entrega das cisternas implantadas pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O projeto é uma iniciativa do Constesf, através do Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que entregou no município de Curaçá 327 tecnologias sociais de captação e armazenamento de água de chuva.
Curaçá foi o primeiro município do Território que teve a sua meta concluída. As famílias receberam também mudas para incentivar os agricultores a produzir e ampliar suas áreas cultivadas. O projeto atendará ainda diversas famílias dos outros nove municípios que compõem o Território, universalizando a água para uma melhor convivência com o semiárido. Casa Nova, Remanso e Sobradinho também estão com o projeto em andamento e algumas famílias já desfrutam do benefício em suas propriedades, deixando de realizar longas caminhadas para encontrar água.
O Projeto Cisternas tem o objetivo de garantir às famílias o acesso à água no período de estiagem, através da captação e armazenamento do líquido nos períodos de chuva. O Constesf implantará em todo o Território do São Francisco 1.556 cisternas de consumo humano, com capacidade para 16 mil litros; 1.056 cisternas de produção agrícola, com capacidade para 52 mil litros; e 1.048 barreiros-trincheira para utilização agrícola e pecuária, com capacidade de armazenar 500 mil litros em regiões onde há dificuldade no acesso à água. (da Ascom/foto)