Tem formação gratuita na área de cultura popular chegando em Tabira (PE) e São José do Egito (PE), no Sertão do Pajeú: o projeto ‘Ciclo do Cordel’, coordenado pelo grupo “Clube do Cordel”, invadirá as escolas Municipal Adeildo Santana Fernandes (Tabira) e Municipal Helena Maria De Siqueira Brito (São José do Egito) com muita poesia popular e cordel. As formações, que ocorrem simultaneamente, começaram hoje (17) e vão até sexta-feira (21), com sarau online no sábado (22) às 16h.
Os alunos das escolas receberão formação teórica e prática sobre a origem da Literatura de Cordel, suas especificidades técnicas de criação (métrica, rima e oração), escrita criativa, seus meios de circulação, entre outros dados técnicos da manifestação popular. A formação terá um total de 40h/ aula por oficina.
Serão oficineiros os integrantes do Clube do Cordel – Natália Oliveira, Carla Santana, Francisca Araújo, Thaynnara Queiroz e Nilson Gonçalves, grupo que há anos vem fortalecendo a cena do cordel em eventos e projetos. A proponência do projeto é de Francisca Araújo. Já Luna Vitrolira é a idealizadora deste ciclo para o Funcultura, enquanto Taciana Enes assina a produção executiva. A ação tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.
Durante a formação, os alunos ainda serão apresentados aos principais cordelistas do repertório popular, além de destaque para a produção literária feminina. O curso também oferece a criação (diagramação) e impressão de folhetos de cordel. Como culminância, um sarau será apresentado pelos poetas integrantes do coletivo Clube do Cordel, fomentando a oralidade e a escrita na poesia popular.
Ciclo do Cordel
O Ciclo do Cordel é uma articulação estratégica que visa a promover e propagar a escrita literária por meio da produção de textos dessa arte, ressaltando os aspectos estéticos proporcionados pela métrica poética para a promoção e valorização da cultura popular, considerando sua relação com a identidade cultural dos sujeitos aprendentes, público a quem será destinada a proposta de intervenção deste projeto. O ciclo de oficinas foi idealizado por Luna Vitrolira com foco no Funcultura, e fará formações em diversas cidades do Pajeú Pernambucano.
Já o Clube do Cordel é uma ação estilo “Clube de Assinaturas”, que organiza editais e promove a impressão de diversos tipos de Cordel de artistas independentes – mais de 30 novos projetos foram lançados, além de uma dezena de alunos de diversas faixas etárias, e tipo de formação foram qualificados nesse universo, sem contar a organização de vários eventos e saraus. A união de Luna Vitrolira com o Clube do Cordel proporcionará o impulsionamento da formação de ainda mais cordelistas pelo Interior do Estado.
É possível acompanhar mais detalhes do projeto pelo Instagram do Clube do Cordel, enquanto a culminância das formações pode ser assistida através do link no YouTube.
Projeto maravilhoso!!!!! Quando a cultura vai à escola, a esperança de que ela se perpetui aumenta. Parabéns aos poetas e poetisas cordelistas envolvidas.