Projeto Curaçá em Juazeiro poderá receber agroindústria

por Carlos Britto // 13 de abril de 2012 às 14:48

A implantação de uma agroindústria de processamento de frutas no Projeto Curaçá foi o tema de uma reunião entre o superintendente da 6ª Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, Emanoel Lima, com representantes da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Afrupec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

A unidade já recebeu investimentos da ordem de R$ 500 mil, fruto de emenda parlamentar voltada para aquisição de máquinas e equipamentos, por meio de convênio entre a Codevasf e a Fundação de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Fundesf). O estabelecimento está localizado num galpão de 600 metros quadrados cedido pela companhia, situado no NH-4, na localidade de São José.

Durante o encontro o gestor da Codevasf enalteceu a necessidade de fortalecimento do elo com as associações e comunidades rurais visando à organização das cadeias produtivas, e aí, inclui-se a fruticultura: “Temos de identificar os arranjos produtivos locais e tentar unir assistência técnica com o uso da água e a sustentabilidade para alavancarmos o potencial através da gestão de qualidade”.

O presidente da Afrupec, Hamilton Nunes dos Santos, acredita no trabalho da Codevasf. “Penso que em breve vamos ter uma excelente oportunidade de geração de emprego e renda para nossas famílias associadas com a colocação em funcionamento da agroindústria”.

A usina servirá para o investimento no processo da agroindústria em Juazeiro com o intuito de diminuir as perdas e agregar valores às frutas in natura. Com a implantação, frutas típicas da região serão utilizadas no processamento de polpas, doces, geléias e bananas-passas.

Vale destacar que o Sebrae, dentro do foco de ampliar o desenvolvimento rural por meio das plantas agroindustriais, capacitará o produtor para trabalhar buscando a agregação de valor para consequente ampliação do mercado local, regional e nacional.

A Afrupec reúne 62 agricultores que produzem acerola, manga, coco, maracujá, melancia, melão e goiaba para comercialização em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Futuramente, o beneficiamento industrial atenderá também aos mais de 600 produtores dos perímetros irrigados de Curaçá, Maniçoba, Mandacaru, Tourão e Salitre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…