Idealizado pela Prefeitura de Petrolina, O Projeto ‘Amigos do Samu”, que teve início em agosto deste ano, começa a surtir efeito. Após sensibilizar crianças e adolescentes das escolas municipais sobre o perigo dos trotes ao órgão, o serviço de emergência já registrou uma redução de cerca de 400 chamadas falsas no mês – os famigerados ‘trotes’.
“Conseguimos reduzir cerca de 400 ligações falsas no mês. Temos certeza que com a continuidade do ‘Amigos do Samu’ vamos diminuir ainda mais os números. A gente espera que essas informações passadas para eles sejam multiplicadas em suas ruas, casas, outros colegas“, pontuou a coordenadora do Samu, Laís Cabral.
No dia de ontem (9) mais uma escola municipal recebeu as atividades do projeto educativo. Dessa vez, as orientações sobre o perigo dos trotes e noções de primeiros socorros chegaram à escola Ariano Suassuna, na Cohab VI, zona oeste de Petrolina.
Na unidade de ensino, a equipe do órgão fez demonstrações sobre o trabalho de rotina do Samu, como deve ser a agilidade do serviço e como as chamadas falsas podem, inclusive, impedir de salvar uma vida. Para auxiliar no trabalho educativo, o Samu veste algumas crianças de socorrista, mostra como é uma ambulância por dentro e faz simulações de situações como engasgos, desmaios e convulsões.
Na próxima terça-feira (16) será a vez da Escola Bruna Negreiro, no N-9 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, receber a ação, e no dia 23 do mesmo mês a escola Maria Soledade Alves, no João de Deus, também na zona oeste. As informações são da assessoria da PMP/SMS.