Todas as terças-feiras, mães acompanhantes de pacientes da UTI pediátrica do Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina participam do programa ‘Crochetando Amor’. A iniciativa do Serviço Social do HDM Ismep visa a proporcionar alívio emocional durante o longo período de internamento dos filhos.
A assistente social Lidione Brito Souto explicou que o projeto surgiu para manejar o estresse das mães e oferecer momentos de descontração. “Junto com a coordenação da UTI, idealizamos o ‘Crochetando Amor’, com duas professoras de crochê e material recebido de doações”, informou.
Uma das professoras voluntárias, Maria de Lurdes Gomes, afirmou que a atividade também é terapêutica para ela. Leidiane Lima, mãe da pequena Cecília (de 1 ano e dois meses), destacou que o crochê ajuda a distrair e aliviar a rotina hospitalar. Marileide Diniz, mãe de Ester (de apenas 8 meses), comentou que já tinha alguma experiência com crochê e está aprimorando suas habilidades.
O projeto já mostra resultados positivos, com as mães produzindo peças e recebendo o suporte emocional necessário. A iniciativa do HDM é um exemplo de como ações simples podem ter um impacto significativo na vida das pessoas.