Gonzaga volta a defender interligação de hidrovia do São Francisco a Bacia Amazônica

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2014 às 19:00

bacia-hidrica-reuniaoEm pronunciamento  na Câmara dos Deputados, Gonzaga Patriota (PSB) defendeu o Projeto de Lei (PL nº 6.569/2013) de sua autoria, propondo a interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica através da ligação do Rio São Francisco com o Rio Tocantins.

O parlamentar acredita que com um vazão média de  11.000 metros cúbicos/segundo, o Rio Tocantins pode ajudar o Velho Chico nesse período de seca que tem uma vazão em torno de 2.800 metros cúbicos/segundo.

“Lamentavelmente, há hoje trechos do Velho Chico que podem ser atravessados a pé. Faz-se urgente, pois, que as bacias nordestinas sejam abastecidas com água em abundância, e não há que esperar apenas pelas chuvas, nada amigáveis nos últimos tempos. Nesse contexto, a integração entre os rios São Francisco e Tocantins não se pode mais fazer esperar”, discursou.

Patriota relatou que inicialmente expôs esta ideia em 1995, quando apresentou, por meio do Projeto de Lei nº 250, que incluía, no Plano Nacional de Viação, aprovado pela Lei nº 5.917, de 10 de setembro de 1973, a implantação de bacia hidrográfica que interligasse o Rio Preto, no Estado da Bahia, ao Rio Tocantins, no então Estado de Goiás, de maneira a assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas. As informações são da assessoria parlamentar.

Gonzaga volta a defender interligação de hidrovia do São Francisco a Bacia Amazônica

  1. cicero lima disse:

    Todo apoio a essa iniciativa. Algo de imediato pra resolver a agonia do rio que poderá ser em breve a nossa agonia.
    Enfim uma luz. Parabéns deputado pela clarividencia

  2. cicero lima disse:

    Parabéns deputado pela iniciativa. Enfim uma luz pra agonia do rio.

  3. Ronaldo disse:

    é mais uma ideia para destruir a fauna e a flora, desviar cursos de rios, já não basta? o velho chico está aí na corda bamba, isso é mais uma desculpa para desviar o dinheiro da nação e ficarem brincando de construir obras gigantescas, com o dinheiro que iria construir daria para revitalizar o são francisco e sobrar muito,talvez não sobrasse! até porque seria vários orçamentos como e de praxe.

    1. Roberto disse:

      Quando você e sua família começar a sentir sede … ou a crise o atingir …

  4. Mauricio Dantas disse:

    Todos os pesquisadores, os órgãos técnicos de pesquisa, instituições não governamentais já vem alertando sobre a atual condição climática, de chuvas e de disponibilidade hídrica nas diversas regiões do pais que vem se alterando e continuara assim provocando cada vez secas e outros fenômenos climáticos e só agora os políticos se manifestam para mostrar “iniciativas” para amenizar o problema. O problema esta na “invasão” do próprio homem ao meio ambiente alterando ele. Essa “revitalização” do Rios São Francisco vem sendo discutida desde os anos 80, lembro bem pois estudava agronomia nessa época e o tema já era discutido, portanto não é um “projetozinho” feito em cima da hora que ira modificar a situação. Podemos interligar todos os rios brasileiros para um suprir a falta de água no outro mais mudar a atual politica que degrada e destrói o meio ambiente através de leis mais severas ninguém quer porque fere interesses econômicos, políticos e financeiros de poderosos que não podem ser tocados pelos poder público.

  5. leninhapib@hotmail.c disse:

    mais uma para tirar dinheiro do povo… esses politicos num tem jeito, e a transposição como fica? de fato vamos ter um elefante branco de derrame de dinheiro? ninguem fala de revitalização será q esse rio q querem desviar não vai também secar? q solução é essa ? será q isso é solução mesmo ou enrolação politica? vamos revitalizar deputado….

  6. Carlos Augusto Menezes disse:

    Concordo com você Ronaldo. Esses políticos sabem que tem uma vida curta, e querem aproveitar e se dar bem agora às custas do povo, sem pensar no amanhã.
    Veja a transposição, que vai acabar com o rio São Francisco

  7. diego disse:

    tem que se tomar alguma providencia para n deixar o rio sao francisco morrer mas digo isso com estudos e com responsabilidade obras sem ter estudos profundos so vai piorar a situação

  8. cicero lima disse:

    Árvores levam cinco anos para ter efeito na revitalização. Se não fosse Sobradinho o vale teria desaparecido pois a vazão chegou a 200 m3/s
    A proposta do deputado será a solução a curto prazo.
    O resto vem depois. Retirada de esgotos leis de uso …..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários