Projeto de lei que autoriza doação do HUT à Univasf será assinado na segunda-feira

por Carlos Britto // 11 de janeiro de 2013 às 18:02

Traumas HospitalJá está quase confirmado: a Prefeitura de Petrolina deve repassar mesmo a administração do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O projeto de lei que autoriza a doação patrimonial do HUT será assinado e encaminhado à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (14).

A solenidade acontecerá no gabinete do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), às 9h30, e contará com as presenças do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino; do presidente da Fundação de Saúde do Vale (Save), José Carlos de Moura, entre outras autoridades.

Na cerimônia, Lóssio também assinará o convênio de gestão do HUT entre o município e a Fundação Save, e o termo de cooperação técnica entre Univasf e Save para a manutenção dos programas de residência e internato de alunos na unidade de saúde.

A elaboração e o encaminhamento do projeto de lei à Câmara de Vereadores foram solicitados através de ofício da Univasf, recebido pela chefia de gabinete da prefeitura no último mês de dezembro. (Fonte: Ascom PMP)

Projeto de lei que autoriza doação do HUT à Univasf será assinado na segunda-feira

  1. Lógico disse:

    Foi um ato curiso esse contrato com a tal fundação(aliás, que fundação é essa? de onde veio?). Imaginemos uma coisa: Existe um hospital privado no município que foi à falência recentemente e era conhecido por não pagar aos médicos que lá trabalhavam. Esse hospital foi gerido e presidido por muitos e muitos anos pelo mesmo indivíduo que hoje é o presidente da tal fundação(SAVE) que vai gerir o HUT. Será que o HUT não mereceria um gestor melhor ou com reputação mais ilibada no ramo de gestão? Coisa de Brasil e de Petrolina- a terra dos “impossíveis”. E o bem público servindo para locupletar interesses privados de indivíduos que fracassaram em seus empreendimentos à custa da desgraça alheia. Asco.

  2. Lógico disse:

    A tal da fundação ninguém conhece, mas seu presidente, esse sim é conhecido, principalmente pelos médicos da região: só pensa em si, trata o bem público como privado e quando gestor de seu hospital privado, fracassou. No Brasil é assim: os malandros se dão bem e terminam mamando o nosso dinheiro público, quando no privado, se dão mal.

  3. Jaime Moura disse:

    O que a UNIVASF tem a haver com os compromissos de campanha do sr.Julio Lo$$io? Por que uma Fundação Universitária tem que fazer contrato com uma fundação pirata – a Save(????) para gestão de seu Hospital Universitário?
    Não tem boi na linha, tem uma boiada.
    A Câmara Municipal tem que estudar bem esta “doação” cruzada e de cruzeta.

  4. antonio jose e uma iniciativa louvavel disse:

    se for para melhoria de focionamento que seja o mas rapido possivel

  5. RAÍZES DO SERTÃO disse:

    DECISÕES COMO ESTA, EM QUE UM PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO DE PETROLINA, QUE ATENDE UMA DEMANDA REGIONAL É DOADO PARA UMA UNIVERSIDADE, EVIDENCIA A DESVANTAGEM QUE ATINGE OS HABITANTES DA NOSSA REGIÃO REGIÃO QUE PRETENDEM INGRESSAR NA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DO ENEM E SISU. O HUT ESTÁ SENDO COLOCADO A SERVIÇO DO ENSINO EM UMA UNIVERSIDADE NA QUAL POUQUÍSSIMOS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA E DA NOSSA REGIÃO TERÃO ACESSO A TAL ENSINO. SÓ NOS RESTA LAMENTAR QUE O NOSSO PATRIMÔNIO ESTEJA TÃO BEM UTILIZADO, PORÉM CONFIRMA-SE UMA GRANDE INJUSTIÇA COM A POPULAÇÃO QUE NÃO USUFRUIRÁ DESTE ENSINO MARAVILHOSO E DE QUALIDADE. INFELIZMENTE OS NOSSOS JOVENS SÃO OBRIGADOS A SE DESLOCAR PARA OUTRAS CIDADES PARA INGRESSAR EM OUTRAS UNIVERSIDADES, TORNANDO MUITO MAIS DIFÍCIL PARA AS FAMÍLIAS CUSTEAR OS ESTUDANTES. É INACEITÁVEL QUE A UNIVASF AINDA NÃO TENHA ADOTADO POLÍTICA AFIRMATIVA ESPECÍFICA PARA ATENDER ESTUDANTES DA NOSSA REGIÃO. O QUE ESTÃO ESPERANDO??

    1. Madalena disse:

      Você deveria se informar um pouco mais, os discentes da univasf são em sua maioria da região, basta você verificar no site da universidade, com exceção dos cursos de medicina e de arqueologia, que no âmbito nacional é composta da mesma forma. Temos sim que cobrar do poder público a melhora no ensino básico, que em nossa região tem um histórico de negligência, não só em nossa região no país como um todo.

  6. Tadeu Silva disse:

    Essa atitude mostrar q o Governo Atual, não e capaz de administrar Petrolina. anos atras fez isso com o HDM e agora com o Trauma. eita Prefeito

  7. pedro galesi disse:

    O esquema é “simples”: A prefeitura repassa uma quantia fixa para a tal “fundação” e daí não vai querer saber de mais nada. A Univasf vai ficar numa encrenca, pois terá que ficar chorando em Brasilia por mais verba, que aliás já é necessária há muito tempo. A tal fundação administra de fato o dinheiro e a Univasf ficará fingindo que está gerenciando. Não sei como fica os contratos, o passivo e etc com a antiga fundação que estava administrando o Traumas.Tudo isso para garantir uma aparência de que algo foi feito para propaganda das partes envolvidas. Ainda veremos tristes capítulos dessa novela.

  8. Tadeu Silva disse:

    Essa transição deveria ter varias Audiencia Publica, o Prefeito usa a maquina publica como fosse uma das suas empresas, deveria esclarecer a população por quê dessa transição, qual seria contra partida financeira para o municipio ou q municipio vai repassar para o interessado. falta agora o terreno da Igreja Catolica. será.

  9. Tadeu Silva disse:

    Informativo para os Vereadores: antes de aprovar essa baberagem feita pela o Prefeito Politico, e pelo Reitor deseperado vcs deveria abrir espaço para participação popular. O SUS é:

    Uma Consquista que nasceu a partir de um movimento social em prol da saúde pública em uma grande mobilização de setores da sociedade civil organizada, no qual inseriu Constituição o capitulo SAÚDE, no qual criou o SISTEMA UNICO DE SAÚDE, que caracteristica DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.
    Agora Prefeito de Petrolina, como comando na mão, ditar a forma com um hospital publico deve ser adminstrado. disconstruido tudo aquilo que foi feito pela luta social.Sugiro: A camera e Prefeito faça uma consulta publica ou Audiencia Publica para discurtir essa transição, pois forma hora formada e um Crime, pois fere tudo aquilo que foi criado pela luta social e dos movimentos. Fora Prefeito de Petrolina com essa ditadura cabeluda sem pé e sem cabeça. chega de Privatização das insttiuições publicas sem normativas e legislação especifica detalhada com a sociedade petrolinense..

    Tadeu Plinio da Silva
    Tec. em Saúde
    Membro do Concidades-PE

  10. Luiza disse:

    Passa na universidade quem estuda mais. A universidade é dos brasileiros como o hospital publico também o é. A universidade cuidando do hospital cuidará melhor dos estudantes e do público. Só fica a incógnita, quem é Save?

  11. QUE ZORRA TOTAL!!! disse:

    QUE ZORRA TOTAL!!!… à UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, não necessitaria de receber do Município nenhuma doação de prédio acabado para realização de por em praticas para os estudantes a pratica do ensino universitário (Hospital universitário).O HUT – Hospital de Urgências e Traumas não foi criado e projetado para tal finalidade. E sim, para suprimir a grande demanda regional nas urgências e traumas.
    O HUT repassados a UNIVASF continuará a atender este tipo de carência regional ou algumas especificações médicas?. Ou passará a ser apenas um hospital de clinicas e ambulatórios?. O ideal e necessário não seria a Autarquia Federal UNIVASF, que dispõe de todo aparato e orçamento do MEC para a realização da construção do seu próprio hospital universitário de forma concreta?. Na região temos importantes representantes federais a exemplos dos deputados Fernando Filho e Gonzaga Patriota que poderia tomar frente da bancada nordestina para exigir a Construção do Hospital Federal Universitário,inclusive com aporte de emendas de bancadas. Quanto ao reitor, não cabe a ele, estar enviando oficio ao gestor municipal solicitando tais doações municipais, a sua ação é antes de tudo descabida, não é a gestor municipal que ele deve estar se reportando, e sim aos seus superiores e órgãos federais em primeira mão.
    Hospital universitário é hospital de formação, tem de estar dentro do projeto executivo universitária quando da criação da UNIVASF, possa ter gestão autônoma, dependendo inclusive da gestão do conselho universitário. Como está sendo enviado para o Legislativo Municipal é um perigo a aprovação deste projeto.
    A segunda justificativa é solucionar, de forma definitiva, irregularidades na contratação de pessoal no HUT, recebendo a autorização legislativa para celebrar convênio de gestão do HUT entre o município e a Save – Fundação de Saúde do Vale, e o termo de cooperação técnica entre Univasf e Save – Fundação de Saúde do Vale.
    A gestão do HUT, uma vez doado pelo município a Univasf, mas tendo a gestão entregue a SAVE, nos termos de convênio entre a Univasf e Save é revoltante prefeito, e é uma medida inconstitucional. Uma vez, com a federalização do HUT, a gestão deve ser feita pela EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a conseqüente realização de concurso público para preenchimento de todas vagas existentes para os cargos de técnico administrativos e serviços gerais de níveis médio e superior.
    A EBSERH Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011 com estatuto social aprovado pelo Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011.
    A EBSERH, é empresa responsável pela administração de hospitais universitários federais, sendo concebida, inicialmente, para resolver problemas relacionados à contratação de pessoal.

    1. Duvidosa disse:

      A EBSERH essa sim já ouvi falar e reconheço a sua seriedade… Mas essa SAVE… sei naum viu!!!
      Mto duvidoso td isso… E me pergunto, o que acontece com as pessoas que trabalham para a FEMSAUDE… Corre o boato que vão decretar falência para não pagar os direitos dos funcionarios… se isso ocorrer isso é lamentavel!

  12. TUDO COMBINADO E APROVADO!!! disse:

    Olhe, olhe o trem da alegria que vem no governo de Júlio Lossio!. Já começaram até soltar foguetes e rojões! KKKKKKKKKKKKKKKKK.inclusive já até divulgada a solenidade no gabinete do prefeito Júlio Lóssio, às 9h30, e contará com as presenças de diversas autoridades. Caramba é um ato apenas de assinatura de Projeto de Lei de doação vergonhosa patrimonial do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) de Petrolina à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Além do oficio do executivo municipal encaminhando a câmara municipal com o pedido de URGÊNCIA URGENTÍSSIMA no trame do projeto, e ai vem sessões extraordinárias e encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores nesta segunda-feira (14). E o pior já estão dando como certa as aprovações,ou seja já tá tudo é combinado.

  13. É uma virose... disse:

    O HUT passará a ser um hospital de clinicas e ambulatórios e Major enfermeiro será o próximo vereador a se afastar da câmara para assumir a gestão do HUT. Outro vereador do partido irá assumir a vaga.

  14. É uma virose... disse:

    . O HUT continuará a ter seus funcionários contratados por terceirizações, ou seja a tal fundação. A modalidade, no entanto, já foi condenada pelos Tribunais de Contas e Ministério públicos. SEM CONCURSO NÂO!. Fora trem da alegria! Fora Júlio Lossio!. O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, vai sar o maquinista do trem ou o engenheiro de planejamento???.

  15. PIORANDO O SISTEMA. disse:

    Prefeito um hospital universitário tem por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade e principalmente apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública. E os serviços de média e alta complexidade que o município tem pactuado com SUS vai ser desenvolvida a onde? com todo respeito na Apami?.

  16. rolo compressor disse:

    Prefeito quer atropelar de novo na Câmara,votação desse Projeto no Regime de Urgência Urgentíssima, não vai dar nem para discutir a matéria direito. Vai ser rolo compressor. resultado definido de novo 11 x 8.

  17. Maquiavel e irresponsavel disse:

    os hospitais universitários no País estão todos sucateados e em dificuldades , com certeza a saúde no município vai piorar tudo. Vai ser um Deus nos acuda. O Prefeito vai ficar fora e vai por a culpa no governo federal. Que atitude Maquiavel Julio essa sua…ALÉM DE IRRESPONSÁVEL TB.

  18. POBRES VEREADORES DE OPOSIÇÃO!! disse:

    POBRES VEREADORES DE OPOSIÇÃO!!!. COM UMA MATERIA DESSA QUE NECESSITADA DE UMA CONSULTORIA DE ALTA ESPECIALIDADE COMO VÃO FICAR? APOSTO QUE O PRESIDENTE DA CASA NÃO VAI CONTRATAR NENHUMA CONSULTORIA. E O NIVEL DOS DEBATES? VAI SER UMA P… SERÁ FEITA ALGUMA AUDIENCIA PÚBLICA? QUE DEUS ILUMINE ZE BATISTA E RONALDO CANCÃO PARA SE SAIREM BEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários