O deputado Fernando Filho (PSB) participou hoje (31) de uma reunião no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, onde foram discutidas soluções a respeito da captação de água no Lago de Sobradinho, norte da Bahia, que está com pouco mais de 18% de sua capacidade, o que tem afetado várias cidades da região.
Participaram da reunião representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional das Águas (ANA), do Operador Nacional do Sistema (ONS), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além de empresários e produtores do Projeto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.
“Estamos tentando encontrar uma solução a respeito da captação de água nos canais de irrigação do Projeto Senador Nilo Coelho, que, por conta das poucas chuvas, pode ficar ameaçada entre os meses de setembro e outubro”, disse o deputado.
De acordo com Fernando, “a Codevasf está finalizando o projeto de construção de um sistema flutuante dentro da barragem de Sobradinho, que deve ser entregue até a próxima sexta-feira (3)”.
O deputado disse, também, que “os produtores apresentaram um projeto R$ 80 milhões, mas a expectativa é de que a Codevasf apresente um projeto mais barato, para que a gente possa conseguir esses recursos, seja no PAC, ou no Ministério da Integração, e assim evitar que cerca de 100 mil pessoas fiquem desempregadas”, finalizou. (foto/divulgação)