Durante live em suas redes sociais na manhã desta terça-feira (20), o governador Rui Costa anunciou o envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (ALB), que garante menor fluxo de progressão na carreira militar do Estado, permitindo que o praça ou soldado atinja a formação de tenente em menor espaço de tempo em relação ao quadro atual. Ao todo são 4.256 vagas de promoção previstas em 2021 para diferentes patentes.
A promoção da carreira de praças pode resultar em ganhos salariais para os policiais e bombeiros militares, que variam conforme a sua patente. Um soldado, quando é promovido a cabo, por exemplo, tem ganho salarial aproximado de 6%. Já quando sai de Cabo para Sargento, o ganho é de 8,37%; e de 1° Sargento para Subtenente, chega a 7,25%. Quando é promovido de Subtenente a 1° Tenente, o policial ou bombeiro militar tem ganho salarial médio de 30%.
A promoção de oficiais também resulta em importantes ganhos salariais para os policiais e bombeiros militares. Quando promovido de 1° Tenente para Capitão, a elevação salarial chega a 20,20%. Já de Capitão para Major, o ganho é de 19,96%.