A Orla de Petrolina, no Centro da cidade, vai receber novas mudas de árvores nativas. A iniciativa, que acontecerá nesta segunda-feira (4), a partir das 17h, faz parte do Projeto Escola Verde (PEV), iniciado em janeiro de 2012. O PEV consiste numa pesquisa aplicada, desenvolvida e gerenciada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), destinado a conhecer e contribuir para a promoção da educação ambiental nas instituições de ensino fundamental, médio e superior, e junto às comunidades do Vale do São Francisco.
Participam do projeto alunos, professores e pesquisadores dessas instituições na região. O PEV tem como parceiros as prefeituras de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), além da UPE, Uneb, Codevasf, Facape, IF-Sertão-PE, IRPAA e Embrapa.
As ações do projeto consistem em realização de congressos, seminários temáticos, cursos interdisciplinares e oficinas, visando à parte da capacitação dos professores para a promoção da educação ambiental nas atividades educativas cotidianas, implantação de coleta seletiva de lixo, arborização das escolas e comunidades, estímulo na institucionalização da educação ambiental como prática pedagógica interdisciplinar e elaboração de material didático a partir da participação das comunidades escolares envolvidas no processo.
Os responsáveis pelo PEV são os professores Paulo Ramos (coordenador geral), Celso Franca (coordenador de pesquisa e extensão) e Andreina Lígia (coordenadora administrativa).
O problema é que vão utilizar árvores nativas da caatinga que levam em torno de 50 anos para dar sombra.
Melhor esperar 50 anos por sombra, que encher a cidade de NIN.. Esse tipo de arvore, embora sua sombra seja muito agradavel, acaba com as abelhas. Para se ter ideia quanto ela é ruim, é que o sumo das suas folhas serve como inseticida.
As mudas a serem plantadas será IPÊ, de diversas espécies. Se bem cuidada e adubada em 4 anos estarão dando sombra..
Não podem é plantar e não manter. Não molhar, não tratar e não podar; como fizeram com as do monumento próximo ao trevo. A prefeitura gastou para plantar, pois até empresa privada de paisagismo foi contratada para plantio e hoje estão todas mortas por falta de rega e outros cuidados.
Já esta mais que na hora, alias, já passou da hora, de criar um programa para arborização dessa cidade. É inadmissível uma região tão quente como a nossa quase não encontrar arvores.
Vale lembrar que não adianta só plantar, TEM QUE CUIDAR !
As mudas a serem plantadas será IPÊ, de diversas espécies. Se bem cuidada e adubada em 4 anos estarão dando sombra..
CARLOS BRITO, A PREFEITURA ATRAVÉS DA AMMA, RECEBEU DAS CONCESSIONÁRIAS DE PETROLINA MILHARES DE MUDAS, PARA SEREM PLANTADAS NA CIDADE, ATRAVÉS DE FORÇA DE LEI QUE OBRIGA A CADA VEICULO VENDIDO UMA MUDA É DOADA. GOSTARÍA QUE OS VEICULOS DE COMUNICAÇAÕ, INCLUSIVE O SEU BLOG ACOMPANHE O RESULTADO DESSE TRABALHO.
Gostaria muito de poder participar , como posso fazer parte do projeto?