O projeto de extensão ‘Arte e Bioquímica nas escolas públicas da região do Vale do São Francisco’, coordenado pelo professor Wagner Félix, do colegiado de Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi contemplado com menção honrosa no 2° Encontro Internacional de Divulgação Científica. O evento aconteceu na última semana de setembro, no Espaço Ciência, na Tijuca, Rio de Janeiro. O projeto concorreu com mais 40 participantes na categoria “Ciência e Arte”.
A ação extensionista tem o objetivo de abordar os conteúdos de química e bioquímica de maneira lúdica, através da linguagem do teatro nas escolas públicas e privadas da região. De acordo com o coordenador do projeto, a peça apresentada pelo grupo mostra que todos os tecidos do organismo humano possuem características bioquímicas especiais que os diferenciam uns dos outros.
A peça, intitulada ‘Bioquímica em Cena’, de autoria do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Marcus Vale, conta com oito atores – todos estudantes do Campus Ciências Agrárias da Univasf. Eles representam órgãos do corpo humano, que discutem entre si qual deles é o mais importante.
O projeto já tem quase dois anos e mais de 50 apresentações.É patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como parte integrante das comemorações do Ano Internacional da Química, e faz parte do Projeto ‘Novos Talentos’, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As escolas que tiverem interesse em contar com uma apresentação do grupo podem entrar em contato com o coordenador, pelo e-mail: wagner.felix@univasf.edu.br. (Foto: Ascom Univasf/divulgação)