Projeto inclui estudo sobre cultura africana na rede municipal de Juazeiro

por Carlos Britto // 24 de fevereiro de 2023 às 21:00

Foto: Edinazio Dias

Com programação especial, a gestão da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri recebeu nessa quinta (23) e sexta-feira (24) a equipe de professores e coordenação pedagógica da unidade de ensino para planejar o percurso pedagógico do ano letivo de 2023, refletindo sobre o legado dos povos africanos no cotidiano da escola e na Educação pública e infantil.

Promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação inaugura o início das atividades letivas na unidade de ensino que, por meio do projeto ‘Viajando na Estação eu giro o mundo e construo saberes’, aborda o tema ‘Heranças da África’. Este ano, a proposta pedagógica propõe desenvolver discussões acerca de aspectos ligados à representatividade, ancestralidade, identidade territorial, entre outras temáticas que façam referência à cultura africana.

A programação contou com várias atividades a exemplo de dinâmicas, exposição de palestras, música, distribuição de lembrancinhas e degustação de alimentos de origem africana, como acarajé, vatapá, canjica, entre outros. Na ocasião, a coordenadora municipal das Escolas de Tempo Integral e Referência, Gerlane Fernandes, ministrou uma conversa sobre as estratégias pedagógicas que deverão ser desenvolvidas a partir do tema proposto, e comentou sobre o propósito da escolha. “Trazer para a sala de aula conteúdos que discutam o tema ‘Heranças da África’ possibilita que nossos alunos tenham conhecimento sobre outras culturas, entendendo as diferenças de costumes, raça, língua, entre tantos outros aspectos, e com isso também estimular que eles identifiquem o que herdamos da cultura africana, reforçando as relações de respeito e valorização das culturas”, conclui Gerlane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários