Projeto leva alunos de Santa Filomena a conhecerem Observatório de Itacuruba

por Carlos Britto // 27 de maio de 2024 às 21:35

Foto: divulgação

Uma visita pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Filomena (PE), Sertão do Araripe, envolveu alunos e professores do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental dos ginásios Laudelino Freire Mororó e Herneville Coelho Mororó na cidade de Itacuruba (PE), na região de Itaparica. A turma foi conhecer as instalações e funcionamento do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), que faz parte Do Projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional).

A ação faz parte do projeto da Jornada de Astronomia de Santa Filomena, idealizado pelo jovem acadêmico do curso de Física, Luiz Fernando Castro. O projeto vem contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e outros parceiros importantes. Foram selecionados 20 alunos para serem mobilizadores e promotores da cultura científica e astronômica nas escolas, com seus familiares, no intuito de difundir a importância do estudo da Astronomia para a ciência e para o desenvolvimento local. Além dos estudantes, também estiveram presentes os professores Espedito Rodrigues, Carla Carvalho e Mateus Pereira; a coordenadora Erenilda Alencar; o diretor de Cultura Ednaldo Barros; o professor e historiador Humberto Lacerda, além do idealizador do projeto, Luiz Fernando, e a mídia local representada por Jackson Silva e Gutherys Oliveira.

A turma foi recebida pelas professoras Dra.Daniela Lazzaro e Dra.Teresinha Alvarenga, que apresentaram toda a estrutura do local, a origem do observatório e como funcionam as atividades de pesquisa. Uma palestra sobre todo o contexto social que está envolvido em um projeto desta magnitude também foi realizada. O local conta com um Telescópio que pesa 4 toneladas e custou cerca de R$ 1 milhão (o segundo maior telescópio do Brasil). O equipamento foi produzido na Alemanha, com as lentes/espelho produzidas na Rússia. Uma grande estrutura que impressiona pela capacidade de observação de corpos celestes.

No retorno, a turma ainda pôde realizar uma visita à Feira do Comércio de Ouricuri (FECOU), que está em sua 10ª Edição, oportunidade na qual puderam ter contato com diversos produtos e serviços que movimentam a economia da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários