Pesquisadores e professores de audiovisual vão no próximo mês às cidades de Serra Talhada, Salgueiro e Arcoverde, todas no Sertão de Pernambuco, para oferecer um curso sobre cinema com foco na produção do Estado dos últimos 20 anos.
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas nos locais onde o curso será oferecido e também pelo blog do projeto.
Os candidatos serão selecionados através da carta de intenção e de acordo com os critérios do perfil do público-alvo. O curso terá duração de 20 horas/aula. Estão disponíveis 50 vagas para cada cidade.
A ideia da iniciativa é partilhar lições básicas de cinema, articuladas aos seguintes temas: paisagem, cidade, deslocamento e identidade. O objetivo é formar e sensibilizar os olhares sobre a produção contemporânea do cinema realizado em Pernambuco.
O público-alvo das aulas são estudantes, professores, agentes de cultura e interessados pela Sétima Arte, que tenham idade acima de 16 anos. Os palestrantes são Diogo Velasco, doutor pela Unicamp e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFSE); Laécio Rodrigues, também doutor pela Unicamp e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Raquel do Monte, coordenadora do curso e doutoranda da UFPE; e Gabriela Saldanha, também coordenadora do curso e doutoranda da Unicamp.
Em Salgueiro e Serra Talhada as aulas acontecerão nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. Em Arcoverde, o curso será realizado nos dias 10, 11 e 12.