Programa “Mãe Coruja” contribui para redução da mortalidade infantil em Lagoa Grande

por Carlos Britto // 01 de fevereiro de 2015 às 15:25

criança-O município de Lagoa Grande (PE), no sertão do São Francisco, vem reduzindo a taxa de mortalidade materna e infantil com o auxílio do programa “Mãe Coruja”, do governo do Estado. O projeto, que além de orientar, acompanhar, estimular o afeto entre mãe e filho, também oferece todo o apoio psicossocial a essa fase feminina.

O Mãe Coruja não oferece bolsa formação às gestantes, porém estando inseridas nas oficinas, cursos e palestras garante o acompanhamento da criança até os 5 anos de idade. Outro benefício é que ao chegar aos oito meses de gestação, ganham kits de bebê. Essas atividades são gratuitas, e com as produções das oficinas elas podem garantir uma renda extra. Entre os cursos profissionalizantes oferecidos o mais solicitado é a confecção de boneca de pano.

Os dados mostram a diminuição da mortalidade infantil na cidade que em 2013 foram 9 casos e em 2014 apenas 5 para cada 379 nascimentos, então o Mãe Coruja se apresenta como mais um auxílio a população feminina além dos acompanhamentos obrigatórios nos Postos de Saúde da Família. A articuladora do programa em Lagoa Grande, Danila Barboza, relata “que as mães que frequentam o Mãe Coruja não chegam a 20% da população gestante sabida pelos dados, mas garante que todas recebem o aparato profissional e social. Esse é um trabalho contínuo e tendo sua sede fixa ficará melhor para os profissionais poderem desenvolver suas atividades e receber as gestantes”, argumentou. (foto/reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários